Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica é entregue nesta quarta-feira (09)

8 de novembro de 2011

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realiza nesta quarta-feira (9), às 9 horas, a solenidade de entrega dos troféus aos órgãos e entidades vencedores do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica de 2011. A iniciativa tem por objetivo fomentar, divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, assim como os benefícios advindos da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Pública Estadual.

 

Para o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, o Prêmio representa um incentivo do Governo do Estado à melhoria da gestão dos serviços públicos e à disponibilidade de informações, por meio dos serviços de TIC. O Secretário acrescenta que, a cada edição, o Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica ganha visibilidade na esfera pública, tornando-se grande incentivador da transparência nas ações e agilidade nos processos, além de facilitar a comunicação e a integração com a comunidade.

 

Durante a solenidade, a ser realizada no auditório da Seplag, será feita também a apresentação do ranking dos sites institucionais. A avaliação dos sites dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual vem sendo realizada desde 2004 e representa incentivo à constante melhoria dos sites, com foco na transparência, interatividade, disponibilidade de serviços e informações.

 

O Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica contempla as seguintes categorias:

Projetos de Inclusão Digital: Iniciativas de inclusão digital que possibilitem maiores oportunidades aos cidadãos em obter conhecimentos de informática em parceria com o Governo.

Projetos em Software Livre: Projetos que tragam soluções em código aberto, que preferencialmente estimulem o ambiente de colaboração entre as organizações públicas e privadas, comunidades de software livre e entidades de ensino e pesquisa, para prospecção de novas soluções e transferência de tecnologia, que gerem oportunidades para profissionais e empresas locais, possibilitando a redução significativa de gastos com softwares.

Projetos de TI Verde: Projetos de Tecnologia da Informação que tragam a preocupação e o compromisso em reduzir ou compensar aspectos e impactos ambientais, assim como os econômicos e sociais, criando condições para um desenvolvimento sustentável, levando em consideração toda a cadeia produtiva, desde a escolha, até a aquisição e o descarte.

Projetos de Governança de TI: Projetos de Tecnologia da Informação que utilizem as melhores práticas de Governança de TI, prioritariamente metodologias de Gerenciamento de Projetos, garantindo o melhor alinhamento da TI com as estratégias de negócios, o planejamento e monitoramento adequado de seus projetos e serviços, melhor performance de seus recursos, bem como o respeito aos fatores humanos.

Projetos de Inovação: Projetos que agregam novas funcionalidades ou aperfeiçoamentos, resultando em novos produtos, processos ou serviços, baseados na aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras.

 

08.11.2011

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag

Luiz Pedro – 85. 3101 4508 | 9988 1546

luizpedro.neto@seplag.ce.gov.br