Penitenciária de Pacatuba será inaugurada na próxima semana

9 de novembro de 2011 - 14:57

No dia 18 de novembro, às 10 horas, o governador Cid Gomes e a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo,  inauguram a  Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo em Pacatuba, com 525  vagas. Construída e equipada com o investimento de R$ 16,4 milhões dos Governos Estadual e Federal, a obra é a mais moderna unidade penitenciária do Estado do Ceará contando com equipamentos de tecnologia avançada com controle de acesso monitorado com ponto eletrônico e fotografia para agentes penitenciário, visitantes e presos. Durante audiência em Brasília, Cid Gomes, ao lado do corregedor geral de Segurança, Sevilho Paiva, convidou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para a inauguração da unidade.

Para a segurança da unidade, além da muralha, guaritas e material humano, estão sendo instalados outros itens tecnológicos como máquina de raio-x  para objetos,  detectores de metal (portal de entrada e manual), sistema interno de monitoramento com 174 câmeras, e cadeiras de identificação de presos com coleta de digitais, fotos, sinais particulares, tatuagens, mutilações e voz, além do body-scanner – equipamento que permite gerar uma imagem da estrutura orgânica e óssea de  qualquer pessoa, evidenciando irregularidades como o transporte de drogas ou armamento. A Penitenciária de Pacatuba será a primeira penitenciaria do Estado e a segunda no País a possuir esse equipamento.

Em uma área construída de 8.775,88 m², a estrutura física é destinada a abrigar presos em regime fechado e contém cozinha, padaria, lavanderia, salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala odontológica, consultório médico, farmácia e dois salões polivalentes para atividades  físicas e sociais. Logo após a inauguração, a Penitenciária começa a receber os internos já com o funcionamento de duas indústrias têxtis para ocupação dos encarcerados. Uma rádio livre também será mantida na unidade, com sistema de sonorização e programas culturais e educativos, que permitam auxiliar no programa de ressocialização implantado naquela unidade, batizado de Módulo de Respeito.

 

09.11.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Sejus

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)