Cid Gomes e ministro dos Esportes inauguram 1ª etapa da modernização do Castelão

10 de novembro de 2011 - 15:04

No dia em que o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, completa 38 anos, a obra que vai torná-lo a maior arena esportiva do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do País chega a mais um importante marco. Nesta sexta-feira, às 10 horas, a primeira etapa do projeto de reforma, ampliação e modernização para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ será inaugurada. A cerimônia de inauguração será realizada no auditório do prédio construído na Etapa I e será  realizada pelo governador Cid Gomes, pelo Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e pelo secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.

A Etapa I foi concluída no dia 20 de agosto e compreende Estacionamento e Praça de Acesso Norte e o Edifício-sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). O novo prédio será batizado de Fares Cândido Lopes em homenagem ao ex-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), irmão do cantor Raimundo Fagner, que também é um dos convidados para o evento. “A obra do Castelão é referência no Brasil, sendo hoje motivo de orgulho dos cearenses. Sou grato aos que trabalham neste projeto e que têm se dedicado a imprimir um ritmo diferenciado e acelerado à obra”, destaca Ferruccio Feitosa.

Em fase de finalização, a Etapa II ultrapassa os 90% de execução e compreende o Estacionamento e Praça de Acesso Sul, além de incluir ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão. As Etapas III e IV também estão em execução com 36,76% e 11,48% de execução, respectivamente.

De acordo com o último relatório elaborado pelo Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, elaborado no dia 31 de outubro, todo o projeto já alcança 46,55% de execução e a previsão é chegar em novembro deste ano com 50% de toda a obra concluída. O estádio é o mais avançado entre os que vão receber jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

Histórico – As obras para a reforma, ampliação e adequação do estádio Castelão iniciaram no dia 13 de dezembro de 2010, data em que o Governador assinou a Ordem de Serviço e o contrato com o BNDES. No total, serão investidos recursos no valor de R$ 518,6 milhões que incluem toda a modernização da Arena Castelão, a praça de 70 mil metros quadrados que vai abraçar o estádio, estacionamento coberto para 1.900 veículos, edifício-sede de dois órgãos estaduais e a operação do estádio por oito anos.

Detalhes do projeto – Entre os principais pontos do projeto, destacamos o rebaixamento do campo de jogo em quatro metros que vai proporcionar 100% de visibilidade a todos os torcedores em qualquer lugar da Arena e a aproximação dos torcedores ao campo de jogo. Com a reforma, essa distância cairá dos atuais 40 para apenas 10 metros. Também serão realizadas mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo, e nas cadeiras do estádio, que serão retráteis, entre outros pontos.

Outro destaque é a coberta da Arena Castelão com tecnologia inovadora que vai oferecer aos torcedores conforto e segurança, com 100% de cobertura. A estrutura terá um revestimento termoacústico que vai proporcionar uma sensação térmica mais agradável por suportar os índices de insolação do Nordeste brasileiro, não absorvendo calor e permitindo a circulação de ar dentro do estádio; e um isolamento acústico, o que melhora o acompanhamento dos jogos pela torcida e a transmissão dos jogos. A estrutura terá ainda uma área de 6 mil metros quadrados de policarbonato que vai evitar o sombreamento e o contraste nas transmissões televisivas. Além disso, serão construídos três restaurantes, mídia center, área de hospitalidade, lounge e área VIP. Todas as mudanças atendem às exigências do caderno de encargos da FIFA.

Etapas da Obra
1.ETAPA I – Edifício-sede de dois órgãos do Governo do Estado, Estacionamento Norte e Praça de Acesso Norte;
2.ETAPA II – Estacionamento Sul e Praça de Acesso Sul;
3.ETAPA III – Edifício Central;
4.ETAPA IV – Finalização do estádio e integração de todas as fases.

Serviço:
Inauguração da Etapa I do Castelão
Data: Sexta-feira, 11 de novembro
Horário: 10 horas
Local: Auditório do novo Prédio construído na Etapa 1 (Sede da Sesporte e DAE) – acesso pela avenida Alberto Craveiro com Rua do Contorno.

 

10.11.2011

Assessoria de Comunicação da Secopa

Lisiane Linhares e Viviane Lima (85 3295.1927 – 8778.0024 – 8724.2147)