Laboratório de absorção atômica é reativado

10 de novembro de 2011 - 18:54

Um novo equipamento foi adquirido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Trata-se de um aparelho de absorção atômica que fará a análise de metais pesados que possam estar presentes nos recursos hídricos do Estado. Para utilização da máquina, técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Autarquia fizeram um treinamento básico operacional nos dias 8 e 9 de novembro. Além disso, também acompanharam a montagem do equipamento, comprado junto à Agillent Technologic, no laboratório.

 

De acordo com a gerente da Geamo, Magda Kokay, o aparelho que existia na Semace era um espectrofotômetro de absorção atômica ainda da década de 80, o qual foi desativado em 2009 por obsolescência e inexistência de peças para reposição. Para ela, a nova aquisição é de suma importância, pois irá subsidiar as ações de monitoramento, licenciamento e fiscalização da autarquia.

Laboratórios da Semace

 

Laboratório de Análises Físico-Químicas: Realiza análises de água para fins de potabilidade, hemodiálise, irrigação, aqüicultura, efluentes domésticos e industriais, bem como de água de recursos hídricos (rios, riachos, lagoas e reservatórios).

Laboratório Bacteriológico: Promove a determinação de Coliformes Termotolerantes em água para fins de potabilidade e irrigação, efluentes domésticos e industriais, águas subterrâneas, aquicultura, dentre outros, bem como de água de recursos hídricos (rios, riachos, lagoas e reservatórios).

Laboratório de Absorção Atômica: Faz análise da presença de metais traços (metais pesados, como ferro, zinco, cobre, manganês, cromo, cádmio, alumínio, níquel, prata, dentre outros, que devem ser encontrados em concentrações muito baixas para não causarem danos ambientais) em amostras de água e efluentes.

 

10.11.2011

Assessoria de Comunicação da Semace

Luanna Patrícia (luanna.patricia@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov