II Encontro de Agentes de Leitura celebra a entrega de mil Arcas das Letras no Estado

11 de novembro de 2011 - 15:16

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza o II Encontro Territorial dos Agentes de Leitura em Quixadá neste sábado (12), no Sertão Central. O evento celebrará o marco histórico de mil arcas implantadas em todo o Estado. Na ocasião, mais de 250 agentes de leitura do Programa Arca das Letras estarão reunidos para avaliar e trocar experiências do projeto, que leva bibliotecas a comunidades rurais.

 

Propor novos caminhos, amadurecer e reanimar o processo de incentivar a leitura, a arte e a cultura no campo são os principais objetivos do encontro, segundo o membro da coordenação, Michel Félix. “Quando os agentes foram formados, era outra metodologia, agora vamos discutir a educação no campo e a cultura da partilha” explicou. No evento, também serão entregues 28 novas Arcas das Letras entre os nove municípios do território que participam do programa, alcançando a marca de mil bibliotecas.

 

O encontro terá a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, de representação da coordenação Nacional e Estadual do Programa Arca das Letras, entre outras autoridades. Participam do evento os agentes de leitura dos seguintes municípios: Banabuiú, Choró Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Quixadá e Senador Pompeu.

 

Arca das Letras

São investidos R$ 4.300 em cada arca, com um acervo de 230 livros. No Ceará, as bibliotecas rurais já foram implantadas em 100 municípios, capacitando mais de 1.700 agentes de leitura e distribuindo mais de 206 mil livros. Criado em 2003, pela Secretaria do Reordenamento Agrário do MDA, o programa oferece oportunidade para estudo e pesquisa em um espaço público.

 

A SDA coordena o projeto e conta com apoio de prefeituras, do Instituto Agropolos, da Delegacia Federal do MDA no Ceará e da Secretaria de Cidadania e Justiça. Os livros são adquiridos junto aos parceiros nacionais e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) acompanha os trabalhos e a distribuição de novos livros para complementar os acervos. As arcas são fabricadas por detentos dos Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II (IPPOO I e II), dentro do projeto de ressocialização.

 

11.11.2011

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA

Munique Freitas – 85. 3101 8105 | 8892 7190 | 9687 9167

munique.sf@gmail.com