Obra do Castelão dá oportunidade de trabalho às pessoas com necessidades especiais

14 de novembro de 2011 - 17:27

O ritmo acelerado de um dos projetos mais importantes para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, a reforma e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, tem colocado Fortaleza em lugar de destaque. O estádio Castelão é o que possui obras mais adiantadas entre os que vão receber jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™. Por trás desse feito, existem hoje empregados na obra cerca de 800 trabalhadores. Nesse universo, o Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, iniciou o processo de contratação de pessoas com necessidades especiais. Até o momento, seis já trabalham no Castelão.

O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, destaca que, além de reconhecer as potencialidades das pessoas com necessidades especiais, iniciativas como essa ajudam a diminuir o preconceito, a superar barreiras e a tornar a sociedade mais inclusiva. “Nós queremos aproveitar a grande visibilidade da obra do estádio Castelão para conscientizar a população de que é possível que essas pessoas deem a sua contribuição ao mercado de trabalho das mais variadas formas. É só questão de oportunizar”, diz.

Além das pessoas com necessidades especiais, também se destacam no universo de trabalhadores do estádio 30 mulheres e 12 egressos do sistema penitenciário. “Esses números tendem a aumentar. A obra do Castelão é a mais avançada do Brasil e isso prova que essas pessoas estão contribuindo fortemente para o sucesso do Ceará em nível de Brasil e de mundo”, diz Ferruccio.

De acordo com o último relatório elaborado pelo Consórcio Construtor, no dia 31 de outubro, o projeto de reforma e modernização do estádio já alcança 46,55% de execução. A previsão inicial é concluir o estádio em dezembro de 2012. Quando concluído, o Castelão será o maior estádio do Norte/Nordeste e um dos quatro maiores do País.

 

14.11.2011

Assessora de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014

Lisiane Linhares e Viviane Lima (imprensa@secopa.ce.gov.br / 8778.0024 – 8724.2147)