Cid Gomes apresenta projetos estruturantes para Ministra Chefe da Casa Civil

17 de novembro de 2011 - 18:21

O governador Cid Gomes apresentou à ministra chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, os projetos estruturantes do Governo do Estado. A audiência aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira (17). Durante a reunião, Cid Gomes fez um balanço do andamento de obras e projetos que contam com recursos federais, entre elas a Transposição das Águas do Rio São Francisco, Linha Leste do Metrô de Fortaleza, Cinturão das Águas e Refinaria Premium II e Siderúrgica. “É importante fazermos um nivelamento de informações para que as obras e projetos aconteçam e possamos resolver possíveis entraves”, explicou Cid.

Ainda em Brasília, o governador Cid Gomes e a primeira-dama do Ceará, Maria Célia Habbib Moura Ferreira Gomes, que coordena as ações voltadas para as pessoas com deficiência no Estado, participaram do lançamento do Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com
Deficiência, realizado pela presidenta Dilma Rousseff, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Presidncia_DentroPor meio de ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade, o Plano tem como objetivo promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, ao eliminar barreiras e permitir o acesso a bens e serviços disponíveis a toda a população. O lançamento do Plano foi conferido  pelo governador Cid Gomes e pela primeira-dama do Ceará, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, que coordena as ações voltadas para as pessoas com deficiência no Estado.

Em entrevista, Cid Gomes ressaltou o empenho do Governo do Estado em garantir a acessibilidade de deficientes e medidas como isenção de IPVA.  “Nós estamos além disso fazendo um programa de rever as obras, os prédios, as sedes de governo antigas, reformando-as para assegurar a acessibilidade. Recentemente reduzimos impostos de aquisição de veículos, como a isenção do  IPVA. Agora, nós vamos fazer um levantamento de todos equipamentos que o Governo Federal está isentando de tributos federais, para que no Estado também nós isentemos no ICMS, que é um imposto que é um alívio bastante elevado”, explicou o Governador.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira.
Destas, 12,7 milhões (6,7% da população total) possuem pelo menos um tipo de deficiência severa. O Viver Sem Limite tem metas para serem alcançadas até 2014, com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas serão executadas em conjunto, por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

 

17.11.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Presidência da República

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)