Fórum discute as tendências do cenário das residências médicas em saúde

17 de novembro de 2011

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), por meio da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa, realiza nesta sexta-feira (18) e sábado (19) o I Fórum Estadual de Residências Médicas e Multiprofissionais em Saúde do Ceará. O evento objetiva socializar e debater as tendências nacionais e estaduais do cenário das residências em saúde, a interiorização dos programas no Estado do Ceará e a unificação da seleção para os programas médicos.

Mediante o indicativo de aumento do número de bolsas financiadas pelo Governo Federal para os Programas de Residência Médica (Pró-Residência) e Multiprofissionais em Saúde (Programa Nacional de bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde), a ESP-CE prevê que o atual contexto do Ceará caracterizado pela expansão da Rede Estadual de Saúde, a infraestrutura de banda larga criada pelo cinturão digital, a criação da Rede Estadual de Saúde Escola, a colaboração interinstitucional e a construção de um discurso coletivo, colocam o Estado numa situação privilegiada para a expansão e interiorização dos programas de residência.

Estarão presentes o secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Sgets) do Ministério da Saúde, Dr. Milton Arruda, a coordenadora geral das Residências em Saúde, Dra. Jeanne Michel, e a secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Dra. Maria do Patrocínio, ambas do Ministério da Educação. Participarão ainda coordenadores, preceptores e residentes dos programas de residência de todo o Estado, coordenadores das Comissões de Residência Médica (Coremes), Comissões de Residência Multiprofissional (Coremus) e Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), diretores das Escolas de Formação em Saúde Pública, gestores dos serviços, professores e graduandos dos 11 cursos da saúde com interesse nos programas do Estado.

A conquista da expansão e interiorização das residências contribuirá para o provimento e fixação de médicos no interior do Estado; a qualificação das equipes de Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família do Ceará; além do pleno funcionamento da Rede Estadual de Saúde em expansão.

 

Serviço:

 

I Fórum Estadual de Residências Médicas e Multiprofissionais em Saúde do Ceará
Local: Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Data: 18 e 19 de novembro de 2011
Horário: 08hs às 18hs

 

17.11.2011

Assessoria de Comunicação da ESP-CE

Marcos Saudade / Jair Melo (ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1412 – 3101.1400)

Twitter: twitter.com/espce