Audiências públicas discutem projetos eólicos e termelétrica nos dias 21 e 22

18 de novembro de 2011 - 18:03

Na segunda-feira (21), acontecem mais duas audiências públicas do processo de licenciamento ambiental presididas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre complexos eólicos no Estado do Ceará. A primeira delas será em Paraipaba, às 9 horas, na Capela de Nossa Senhora da Conceição situada em Calumbi II, Zona Rural. O projeto é de interesse da Central Geradora Eólica (CGE) Alcântara Ltda e, além dela, é composto por outras três: Calumbi, Ipanema e Potengi. Ao todo serão 46 aerogeradores com potencial nominal de 2000 KW.

No período da tarde, às 16 horas, outra audiência será realizada pela Semace na Escola Eudes dos Santos Melgaço, localizada na comunidade de Rodela, no município de Amontada. Na ocasião, será apresentado o projeto formado pelas CGEs de Ilha Grande, Palmas e Ribeirão, o qual também dá nome a empresa responsável pelo complexo. A primeira central está projetada para possuir capacidade instalada de 30 megawatts, produzida através de 15 aerogeradores. Cada uma das demais terão 10 aerogeradores e capacidade de 20 megawatts.

No dia seguinte (22), a Usina Termelétrica Endesa Fortaleza II, a ser instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), também passará pela fase de audiência pública do processo de licenciamento ambiental. O evento acontece às 18h30min, na Quadra poliesportiva da Escola Euclides Pereira Gomes, localizada na rua Marcionília Sampaio, S/N, no Centro do distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. O projeto da empresa Endesa, como os das eólicas, busca adquirir licença prévia (LP), a qual aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, mas não permite o início das obras. Antes da construção, a usina ainda terá que concorrer à leilão para concessão de energia elétrica e possuir a licença de instalação da Semace.

Em todos os casos, as audiências servirão de subsídio para elaboração de parecer técnico da Semace que será levado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para apreciação e votação dos conselheiros. Os projetos aprovados pelo colegiado terão publicada resolução em Diário Oficial do Estado (DOE), o que permitirá a emissão da licença prévia.

 

18.11.2011

Assessoria de Comunicação da Semace

Luanna Patrícia (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter:@semace

Facebook:semace.gov