Estudo do Ipece revela que Ceará melhora distribuição de renda

21 de novembro de 2011 - 19:18

Em apenas uma década (2000/2010), o Ceará reduziu a desigualdade na distribuição de renda, superando seis Estados e ficando entre os dez que melhor apresentaram desempenho no período com aquela finalidade. É o que revela Ipece/Informe nº 19, que tem como título “A Evolução da Desigualdade de Renda na Década de 2000:Ceará e Estados Brasileiros”, que vai ser lançado nesta terça-feira (22), às 14h30min, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

 

O estudo, que tem como parâmetro o índice de Gini, foi realizado com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, mostra não apenas a evolução do Ceará na diminuição da desigualdade de renda. Todos os Estados são analisados, bem como as cinco regiões, o que permite uma visão geral da situação da concentração de renda no Brasil. Aliás, no País, a desigualdade de rendimento apresentou queda de aproximadamente 10 por cento, tendência está verificada em todas as regiões brasileiras.

 

Após o lançamento do trabalho, que será realizado no auditório do Ipece pelo professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Instituto, o conteúdo completo do Ipece/Informa nº 19 vai ser disponibilizado na página www.ipece.ce.gov.br.

 

21.11.2011

 

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins – 85. 3101 3508 | 9917 0108

padua.martins@ipece.ce.gov.br