Secult realiza mais uma edição do projeto Patrimônio Para Todos

22 de novembro de 2011 - 12:24

“Meu bairro tem memória, tem cultura e tem história, é patrimônio para todos, é a herança de um povo. Um lugar com pequenos riachos, que com o passar do tempo fez e faz história. Os patrimônios: igrejas, escolas, lagoas e hortas, uma cultura viva para se guardar na memória”. É assim que alguns jovens enxergam o patrimônio – riqueza viva – de um lugar.

 

E é com o objetivo de despertar memórias e valorizar o nosso patrimônio que a Escola de Artes de Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAO), equipamento de formação cultural ligado ao Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), realiza mais edição do projeto “Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias”, que acontece de 21 a 26 de novembro.

 

O “Patrimônio Para Todos” é um programa de educação patrimonial que reúne ações integradas de pesquisa, registro e comunicação em novas mídias para a promoção os valores patrimoniais do Ceará. Em 2011, o projeto está em oito bairros de Fortaleza e em Aquiraz está na sede e em quatro comunidades.

 

O objetivo é sensibilizar e atingir diretamente 520 jovens dos respectivos municípios para a importância da preservação do patrimônio cultural. O projeto proporciona ainda a possibilidade de obtenção de renda para 26 jovens entre 18 a 29 anos, de Fortaleza e Aquiraz, selecionados por meio de edital de seleção pública e posterior capacitação, para participar de projetos de formação cultural.

 

As memórias, os marcos, as narrativas são recolhidos e publicados em registros audiovisuais e mídias de internet. O projeto permite a afirmação de identidades culturais. Por falar ‘de jovem para jovem’, por eleger a investigação e o registro como momentos básicos de apropriação de aspectos da cultura e do patrimônio, por provocar a vontade de saber mais.

 

Visite o www.patrimonioparatodos.wordpress.com e acompanhe o projeto.

 

CRONOGRAMA DE OFICINAS
De 21 a 26 de novembro

 

Fortaleza
-Planalto Ayrton Senna – Na sede da ONG Visão Mundial
-Messejana – Na Escola Demócrito Rocha

 

Aquiraz

Praia do Batoque – EMEIF de Batoque

 

22.11.2011

Assessoria de Comunicação do IACC

Dalviane Pires (85 3488.8625 – 8733.8829)

Twitter: @_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar