Nutec já pode emitir Certificado de Segurança Veicular

23 de novembro de 2011

Após três dias de auditoria realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-Inmetro, o Laboratório de Inspeção Veicular- LISV da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec – receberá a acreditação para emitir o Certificado de Segurança  Veicular. A Inspeção Veicular – que dá direito ao Certificado de Segurança Veicular – faz-se necessária, segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, “no caso de fabricação artesanal, de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante”, por exemplo: para veículos movidos a gás natural veicular, caminhões que fazem a mudança na carroceria ou recuperados de acidentes. Além disso, a realização da inspeção oferece mais segurança, tanto para quem compra – porque o certificado pode atestar que o veículo não sofreu nenhuma alteração – quanto para quem vende – pois a procedência do veículo é comprovada.

 

Segundo o avaliador líder do Inmetro, Reinaldo Washa, não se trata de uma fiscalização, mas apenas uma avaliação técnica da instituição que já tinha o parecer favorável do Departamento Nacional de Trânsito-Denatran e autorização para  efetuar inspeções técnicas veiculares. Ainda segundo ele, a auditoria do LISV foi muito boa. A partir da entrega das últimas documentações exigidas, o laboratório poderá emitir o Certificado de Segurança Veicular no prazo estipulado máximo de 3 semanas.

 

O avaliador teve uma ótima impressão da instituição, destacando a parte visual do laboratório e acrescentando que o trabalho do I é mais prazeroso no meio acadêmico se comparado a iniciativa privada: “Percebemos que o interesse dos colaboradores é maior. Há uma preocupação com o procedimento técnico em si e não apenas em ganhar dinheiro a qualquer custo” reitera. Já o avaliador especialista do Inmetro, Ronaldo Garcia, ressaltou o alto nível dos profissionais do  
LISV- muitos deles engenheiros – e requisitou auxílio ao Nutec na contribuição de ideias e na reavaliação de procedimentos e regulamentos do próprio Inmetro.

 

Foi ressaltada ainda a responsabilidade da Inspeção Veicular, considerada área crítica de trabalho devido ao número de acidentes e mortes no trânsito que podem ser atribuídas erroneamente à bebida, quando pode se tratar de falta de inspeção nos carros que não estão aptos a transitar em vias públicas. O coordenador do Núcleo de Segurança Veicular, Montefusco Arraes, afirma que o LISV servirá como parâmetro para subsidiar o governo e definir a política de Inspeção Veicular no Estado. O presidente do Nutec, Professor Lindberg Gonçalves, finalizou surpreendendo os técnicos do Inmetro com a meta inovadora de instalar no Nutec o dispendioso Dinamômetro- aparelho destinado a medir a rotação (RPM) e o binário produzidos por um motor – para o LISV poder se consagrar como referência no Nordeste.

 

Sobre o LISV

 

O Laboratório de Inspeção Veicular- LISV da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- Nutec, através da Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior- Secitece, possibilita aos proprietários de veículos de pequeno, médio e grande porte a inspeção computadorizada que diagnostica as condições de trafegabilidade dos veículos,  suas características e se apresentam algum tipo de adulteração.

 

A inspeção é realizada em três etapas: A análise de emissões verifica a quantidade de gases e os índices de fumaça emitidos assim como o decibelímetro mede se o nível de ruídos está de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. A análise visual é promovida para certificar o sistema de iluminação e sinalização, dentre outros. Para garantir a segurança do veículo são avaliados o alinhamento das rodas, que evita o desgaste dos pneus; o sistema de suspensão, que promove o equilíbrio do veículo; e, finalmente, na pista específica para testes poderá ser realizada a análise do sistema de frenagem de carros e motos.

 

Oferecendo maior segurança aos proprietários e compradores de veículos, impossibilitando o risco de fraudes, o Laboratório de Inspeção Veicular do Nutec é capaz de enviar os resultados em tempo real ao Departamento Nacional de Transito – Denatran, através de uma unidade de gestão de certificados que possui um sistema de captura de imagem do serviço com câmeras que controlam os veículos inspecionados em um banco de dados, gerando maior confiabilidade até para quem  
pretende vender o veículo, pois a procedência  pode ser comprovada.

 

As Inspeções Técnicas Veiculares estão de acordo com as normas da ABNT 14040 e a equipe do LISV foi treinada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai de São Paulo de acordo com as Normas de Trânsito Brasileira. Os preços das inspeções variam de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 200,00 (duzentos reais) dependendo do porte do veículo.

 

Serviços de inspeção, avaliação, laudos, diagnósticos e pareceres, envolvendo veículos automotivos e equipamentos complementares podem ser agendadas na Rua Professor Rômulo Proença s/n- Campus do Pici ou na Central de Atendimento do NUTEC no número (85)31012446.

 

23.11.2011

Assessoria de Imprensa do Nutec

Arinne Oliveira arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br / 85 3101.6925)