Governador conhece sistema de escavação para nova linha do Metrô de Fortaleza

24 de novembro de 2011

O Governador Cid Gomes visitou nesta quinta-feira (24) o Metrô de Praga, na República Tcheca. O Metrô de Praga está utilizando equipamento “shield” (uma espécie de “tatuzão” que escava subterraneamente o trajeto do metrô preservando a superfície). Esse mesmo sistema deverá ser empregado nas obras da nova Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que está em fase de projeto.

 

 

A Linha Leste vai ligar a Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. A Linha deve ter 12 estações e a extensão de 12,4 quilômetros, todos em subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô e a toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O valor previsto para o empreendimento é de R$ 3 bilhões.

 

Durante a visita, o Governador e comitiva se reuniram com os responsáveis pelas obras do Metrô de Praga e puderam conhecer detalhes sobre o funcionamento do equipamento “shild”. O Governador viajou no último sábado (19) acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa; e do superintendente do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Quintino Vieira.

 

Repblica_Interrna4

Nesta sexta-feira (25) Cid Gomes e comitiva estarão na Alemanha, em visita a Federação Alemanha de Futebol e estádios de futebol daquele país, para conhecer a cobertura de arenas.

 

 

Viagem

 

Na última segunda-feira (21) o governador Cid Gomes e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, estiveram em Lisboa, onde se reuniram com o presidente em Exercício da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Amandio de Carvalho. Após a visita à Federação, o Governador, Secretário e o prefeito de Caucaia, Washington Goes, conheceram o Estádio de Leiria, que em 2003 foi ampliado e remodelado para receber os jogos do UEFA Euro 2004 ™. Ainda em Portugal, o Governador visitou a maior empresa de fabricação de gruas (guindastes), Soima. A empresa foi apresentada ao chefe do executivo estadual pelo presidente da Empresa, Manuel Morais.

 

Repblica_Interrna3

Na terça-feira (22) Cid Gomes e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa seguiram para Madrid, onde estiveram na Federação Espanhola de Futebol (FEF). O secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, também participou do encontro. Nos dois encontros com as Federações de Futebol, Cid Gomes convidou tanto a Seleção Portuguesa como a Espanhola para fazerem no Ceará o período de adaptação para os jogos da Copa de 2014, caso seja sejam classificadas.

 

 

Já na quarta-feira (23), o Governador e comitiva visitaram o estaleiro Aresa Boats, em Barcelona, na Espanha. A empresa se instalará no litoral cearense, em Paracuru, e terá o nome de “Happy Peixe”. O estaleiro constrói barcos e iates de passeio em fibra de vidro e realiza vendas para vários países. Ainda em Barcelona, o Governador, acompanhado do presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, visitou a empresa Veolia Water Solutions & Technologies (VWS). Com mais de 100 anos de existência, a VWS que é especialista em tratamento de água e tem atuação em mais de 50 países.

 

 

 

 

Repblica_Interrna7    Repblica_Interrna6

Repblica_Interrna5    Repblica_Interrna2

 

24.11.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)