Ceará sedia Conferência Internacional em Turismo

25 de novembro de 2011 - 14:19

Nesta segunda (28) e terça-feira (29), o Ceará sedia a Conferência Internacional em Turismo, que terá como tema “O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração regional”. A abertura oficial do evento acontece às 9 horas, no Centro de Convenções Edson Queiroz, onde estarão presentes o Governador Cid Gomes, o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia; o secretário Geral da OMT, Taleb Rifai e o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno. O evento é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur); em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Organização Mundial do Turismo (OMT), e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

A Conferência Internacional em Turismo tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância do setor turístico nos processos de desenvolvimento econômico e social, analisando os desafios atuais do desenvolvimento do turismo mundial com base na experiência e nas prioridades definidas pelas instituições internacionais, Governo Federal brasileiro e governos estaduais e municipais envolvidos no encontro. Diferentes áreas temáticas serão abordadas no evento, relacionando os impactos econômicos do turismo com a inclusão social, a integração regional, os megaeventos esportivos e o patrimônio natural e cultural.

 

O evento permitirá o compartilhamento de experiências exitosas de desenvolvimento sustentável do turismo na América Latina através do debate de boas práticas, especialmente àquelas direcionadas à redução da pobreza, à integração regional, e à preservação e valorização do patrimônio cultural e natural. Além disso, serão trocadas experiências sobre o papel do setor turístico em megaeventos esportivos. Depois de debatidas, as conclusões mais importantes alcançadas na conferência serão difundidas internacionalmente através da elaboração e publicação de uma monografia sobre o evento. A conferência também deverá reforçar a cooperação entre as instituições participantes no evento, promovendo reuniões bilaterais e multilaterais para fortalecer estratégias conjuntas de desenvolvimento no contexto do setor turístico nacional e internacional.

 

O encontro também envolverá a participação de gestores públicos dos níveis federal, estadual e municipal do Brasil e da América Latina e Caribe; líderes empresariais; sociedade civil, e organismos internacionais.

 

Programação

 

28 de novembro

 

Das 11h15min até às 11h35min ocorre a palestra “O Turismo na América Latina e no mundo: Uma Análise Comparativa” com a participação do Diretor Executivo, Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT, Marcio Favilla. Das 11h35min às 11h55min  acontece a palestra “Ações e visão do BID no campo do turismo na América Latina”. Também será mediado um debate sobre os temas com o Diretor Regional da OMT para as Américas, Carlos Vogeler.

 

Já no período da tarde será iniciado o Bloco 1, cujo tema é “O impacto econômico do turismo”. Entre o período de 14h15min às 14h50min ocorre a palestra introdutória “A importância do turismo para as economias locais: o caso da América Latina”, explanada pelo Diretor do Centro de Empreendedorismo, PME e Desenvolvimento Local da OCDE, Sergio Arzeni. Os benefícios do turismo na economia local será o tema da segunda palestra, cujos participantes serão o diretor de Turismo de Buenos Aires, Carlos Gutierrez, que falará sobre o impacto do turismo em outros setores econômicos do destino turístico: o caso de Buenos Aires; representantes do MTur, que falarão sobre a participação local na cadeia produtiva do turismo e o balanço do programa Promoção da Iniciativa Privada em Turismo no Brasil; o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, que falará sobre o financiamento ao turismo na região do Nordeste do Brasil e o impacto no desenvolvimento local; e a vice-ministra de Turismo do Peru, Claudia Cornejo Mohme, que falará sobre o aumento dos benefícios do turismo nas comunidades locais. A bloco terá como mediador o Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres do BID, Héctor Malarin.

 

O segundo bloco temático terá como tema o ‘Turismo como gerador de equidade social”, cujas falas serão do vice-presidente da Federação das Empresas de Turismo do Chile (FEDETUR), Eugenio Yunis. O “Impacto social do turismo” será o tema da palestra deste bloco, cujos debatedores serão a subdiretora geral e diretora regional para a América Latina e o Caribe da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Elizabeth Tinoco; o ex-vice-ministro do Turismo da Bolívia, Ricardo Cox, e o diretor de Programas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil, Luiz Clovis Ribeiro Guido.

 

29 de novembro

 

O segundo dia da Conferência será iniciado às 9h com o bloco temático 3 quem traz como tema “O Turismo como fator de integração regional e a mudança da imagem externa de um país”. Após este bloco, será iniciada outra apresentação cujo tema é o “Turismo e Esportes megaeventos”, que contará com as presenças do secretário-Adjunto do Turismo da África do Sul, Xasa Tipo Tokozile Ministro, que falará sobre o legado dos megaeventos esportivos para o setor do turismo e da população local e a experiência sul-africana.

 

O bloco terá, ainda, o painel “Desafios e oportunidades do turismo em megaeventos esportivos” com a participação da ex-Assessora especial do Ministro do Esporte para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 (Brasil), Jeanine Pires; do gerente geral da Associação de Empresas de Turismo Grego (SETE), George Drakopoulos, e do comissário do Conselho da Cidade de Barcelona para o Plano Econômico e Social Estratégico – Jogos Olímpicos 1992, Manuel de Forn. O painel terá como moderador o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Florez.

 

No período da tarde, a partir das 14h, será iniciado o bloco temático “Turismo e patrimônio cultural e natural”, quinto e último tema da Conferência. “Valorizar e promover o turismo do patrimônio cultural: El Mundo Maya”, ministrada pelo Departamento de Turismo do México, e o “Turismo e patrimônio natural: a estratégia de Costa Rica”, explanada pelo ministro da Presidência da Costa Rica, Carlos Ricardo Benavides. Após o coffee break será a vez do tema “Gestão turística do patrimônio”, com as falas respectivas do representante da UNESCO no Brasil, Vin cent Defourny, e do secretário executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Márcio Favilla. O bloco será moderado pelo especialista em Recursos Naturais do BID no Brasil, Joseph Milewski.

 

O evento se encerra às 17h com os discursos do Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia Pinheiro; do Chefe da Divisão de Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão do Risco de Desastres do BID, Hector Malarin; do Presidente do BNB, Jurandir Santiago Vieira; do Secretário Executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Marcio Favilla. Após as falas, será lida pelo diretor regional ad OMT para as Américas, Carlos Vogeler, a Carta de Intenções sobre os Princípios Turísticos de Fortaleza.

 

Local do evento

 

Centro de Convenções do Ceará

http://www.centrodeconvencoes.ce.gov.br/mapa.asp

Inscrições

Site do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID)

http://events.iadb.org/Calendar/eventDetail.aspx?lang=pt&SP=W&id=3220

Imprensa

Os jornalistas que queiram acompanhar a conferência poderão se credenciar junto à assessoria de imprensa do BID no Brasil ou da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Turismo do Ceará, pelos contatos:

Janaina Goulart (61) 3317-4285  janainag@iadb.org

Vivian Rodrigues (61) 3317-4235  viviano@iadb.org

Carmen Walraven (85) 3101-4654 carmeninesm@hotmail.com

Mauro Costa (85) 3258.1001 maurocosta@ad2m.com.br

 

25.11.2011 

 

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Ines / Mara Cibely (ascom.setur@setur.ce.gov.br / 85 3101.4669 – 3101.4661 – 3101.4654)

Twitter: @seturceara