Cid Gomes busca parceria com Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril

26 de novembro de 2011 - 21:33

O governador Cid Gomes visitou neste sábado (26) a Escola de  Hoteleira e Turismo do Estoril, em Portugal. O objetivo foi trocar experiências e fazer parceria para a melhoria na capacitação da mão-de-obra cearense voltada para o Turismo. A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril foi criada em 1991 e é responsável pela formação de jovens quadros e profissionais nas áreas da hotelaria e gastronomia. A viagem de Cid Gomes e comitiva à Europa encerrou neste sábado e já neste domingo (27) estará no Brasil.
Na última segunda-feira (21) o governador Cid Gomes e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, estiveram em Lisboa, onde se reuniram com o presidente em Exercício da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Amandio de Carvalho. Após a visita à Federação, o Governador, Secretário e o prefeito de Caucaia, Washington Goes, conheceram o Estádio de Leiria, que em 2003 foi ampliado e remodelado para receber os jogos do UEFA Euro 2004 ™. Ainda em Portugal, o Governador visitou a maior empresa de fabricação de gruas (guindastes), Soima. A empresa foi apresentada ao chefe do executivo estadual pelo presidente da Empresa, Manuel Morais.
Na terça-feira (22) Cid Gomes seguiu para a Espanha, onde esteve reunido na Federação Espanhola de Futebol (FEF). O secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, também participou do encontro. Nos dois encontros com as Federações de Futebol, Cid Gomes convidou tanto a Seleção Portuguesa como a Espanhola para fazerem no Ceará o período de adaptação para os jogos da Copa de 2014.
Já na quarta-feira (23), o Governador e comitiva visitaram o estaleiro Aresa Boats, em Barcelona, na Espanha. A empresa se instalará no litoral cearense, em Paracuru, e terá o nome de “Happy Peixe”. O estaleiro constrói barcos e iates de passeio em fibra de vidro e realiza vendas para vários países. Ainda em Barcelona, o Governador, acompanhado do presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, visitou a empresa Veolia Water Solutions & Technologies (VWS). Com mais de 100 anos de existência, a VWS que é especialista em tratamento de água e tem atuação em mais de 50 países.
Na quinta-feira (24),  a comitiva conheceu o Metrô de Praga, na República Tcheca. O Metrô de Praga está utilizando equipamento “shield” (uma espécie de “tatuzão” que escava subterraneamente o trajeto do metrô preservando a superfície). Esse mesmo sistema deverá ser empregado nas obras da nova Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que está em fase de projeto, e deverá ligar a Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. A Linha deve ter 12 estações e a extensão de 12,4 quilômetros, todos em subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô e a toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O valor previsto para o empreendimento é de R$ 3 bilhões.
Na sexta-feira (25), o Governador e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, se reuniram, em Frankfurt, com a Federação Alemã de Futebol (FAF). Durante o encontro, o Governador e o Secretário convidaram a Seleção Alemã, caso obtenha a classificação, para fazer no Ceará o período de adaptação para os jogos da Copa de 2014. Ainda naquele país, eles conheceram, em Munique, o Allianz Arena, o Estádio mais moderno da Europa e que sediou o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006. No local, eles visitaram as instalações e visualizaram detalhes da cobertura do Estádio. As informações servirão para a concepção da cobertura do Estádio Plácido Castelo, o Castelão, palco da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, em Fortaleza.
O Allianz Arena foi inaugurado no final de abril de 2005, e tem capacidade de cerca de 70.000 assentos. É o Estádio oficial dos times TSV 1860 Munique e Bayern de Munique. A arena possui uma arquitetura arrojada e muda de cor conforme o mandante do jogo: vermelho para o Bayern Munique, azul para o Munique 1860 e branco com a Seleção Alemã de Futebol.
26.11.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)