UECE é finalista do Prêmio FINEP de Inovação 2011

28 de novembro de 2011 - 15:24

Premiar e divulgar esforços inovadores são os objetivos do Prêmio FINEP de Inovação, que em 2011 chega a sua 14º edição. Na cerimônia de premiação da etapa Regional deste ano, que será realizada em Campina Grande, Paraíba, na quarta-feira (30), o Ceará será representado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com o projeto da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE), do qual é coordenadora. O projeto é um dos três finalistas da Região Nordeste, na categoria Instituição Científica & Tecnológica (ICT).

 

Os critérios utilizados para seleção dos finalistas na categoria ICT do prêmio foram: o esforço em capacitação de recursos humanos; os impactos em geral do projeto para a sociedade; volume de recursos investidos em inovação e parcerias construídas.

 

A Redenit-CE apresentou seus esforços para alavancar a inovação no Ceará, principalmente com as suas diretrizes de difusão entre as 17 instituições parceiras das melhores práticas de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação. Além disso, a Rede estimula a parceria entre as instituições, o mercado e, principalmente, a criação e consolidação dos NITs nas Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado.

 

Fruto dos esforços da Redenit-CE, a maiorias das instituições que a compõe institucionalizaram ou consolidaram seus NITs, criaram mecanismos de apropriabilidade das pesquisas desenvolvidas, propiciando aumento no número de proteções, principalmente por meio de patentes, e consequente agregação de valor para viabilizar a transferências dessas tecnologias para a indústria.

 

A Redenit-CE conta com o apoio da Fundação Cearense ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que vêm colaborando com sua estruturação.

 

28.11.2011

 

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br | 85 3101.9605)