Médicos da Sesa monitoram casos de gripe H1N1 em Pedra Branca

29 de novembro de 2011 - 20:12

Médicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), acompanhados da epidemiologista do Ministério da Saúde, Líbia Souza, viajaram nesta terça-feira (29) para o município de Pedra Branca, no Sertão Central. Os profissionais farão de perto o acompanhamento e monitoramento dos casos de gripe A H1N1 para reforçar as medidas de prevenção e controle, já que foram confirmados 11 casos da doença na cidade.

 

Além de enviar a equipe de médicos – Dr. Manoel Fonsêca, Dra. Dina Cortez e Dr. Afonso Bezerra – a Secretaria mantém desde a manhã de hoje, na porta do Hospital Municipal de Pedra Branca, uma ambulância completa, equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A ambulância foi liberada como medida de prevenção. “Até agora todos os casos, no total de 284 notificados, são considerados leves e moderados, mas na possibilidade de agravamento de algum caso vamos garantir transporte sanitário e assistência em hospitais da região de maior porte ou mesmo na capital”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

 

Medicação

A medicação para os pacientes foi liberada para o Hospital de Pedra Branca já na semana anterior,  logo após a confirmação, dos 11 casos feita pelo Laboratório Central de Saúde do Estado na sexta-feira (25). Na última segunda-feira, o estoque do medicamento foi reforçado, com o envio de mais 500 caixas para o hospital da cidade.

 

Lavar as mãos

Com a preocupação de orientar e alertar os profissionais de saúde no reforço da vigilância à doença, a Secretaria da Saúde do Estado lançou a Nota Técnica Influenza. Divulgou ainda nota orientando para o diagnóstico precoce e tratamento de casos suspeitos. Nas notas são destacados os sintomas da gripe A H1N1, como febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar. Medidas de prevenção simples, como lavar as mãos com água e sabão, são lembradas com ênfase nas notas.

 

29.11.2011

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br | 85 3101.5220)