Programação especial marca o dia Mundial de Luta contra a Aids no HGF

30 de novembro de 2011

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) está engajado na mobilização do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Das 8 horas às 11 horas, no térreo do edifício Régis Jucá, serão realizadas várias ações em alusão à data. Além da exibição de vídeo, panfletagem e distribuição de preservativos, serão realizados no ambulatório aconselhamentos pré-teste e testes rápidos de HIV. A ideia é informar aos usuários e servidores do HGF sobre formas de prevenção da infecção pelo HIV e sensibilizá-los quanto à importância do respeito às pessoas que vivem com HIV/ AIDS.

 

Atualmente, o ambulatório de Infectologia HIV/Aids do HGF faz o acompanhamento de 828 pacientes com HIV. Vinte e duas gestantes são acompanhadas e outras 29 crianças expostas ao HIV por transmissão vertical recebem tratamento no ambulatório de pediatria. Só em 2011, foram notificados 31 casos de AIDS pelo serviço de epidemiologia do HGF.

 

Este ano, a campanha do Ministério da Saúdem pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids dá enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

 

30.11.2011

Assessoria de Comunicação do HGF

Gilda Barroso (gildabarroso@gmail.com / 85 3101.7086)