Hospital César Cals realiza Curso de Limpeza e Higienização Hospitalar

1 de dezembro de 2011 - 14:29

Nos dias 2 e 9 de dezembro, o Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado,  realiza o Curso de Higienização e Limpeza Hospitalar, que nessa edição, vai trabalhar a efetivação dos Procedimentos Operacionais Padrão.

 

Ao todo, 91 funcionários, divididos em duas turmas, passarão por uma qualificação sobre a técnica de limpeza hospitalar, ou seja, como limpar corretamente um ama Unidade de Terapia Intensiva ou Centro Cirúrgico, por exemplo.

 

De acordo com Maria Geciliane de Sousa, coordenadora do curso e assessora do serviço de higienização do hospital, todos os funcionários da limpeza passam sempre por cursos de qualificação, para tornar a higienização do HGCC cada vez mais eficiente. “Eles passarão por um aperfeiçoamento sobre a limpeza específica para cada área do hospital”, ressalta.

 

Numa unidade hospitalar como o HGCC, existem três áreas específicas: críticas, como Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Neonatal, Nutrição e Laboratório; semicríticas, que são as enfermarias; e as áreas não críticas, representadas pelos setores de administração. Para cada um delas, há uma técnica específica para a limpeza e higienização. Geciliane de Sousa cita como exemplo o caso da UTI, que requer uma maneira correta para a limpeza do teto, da mobília, do piso e das paredes.
No curso, serão passadas também informações específicas sobre desinfetantes, detergentes, diluição de materiais químicos, manuseio de instrumentos de limpeza, além de informações sobre a importância da lavagem das mãos, umas das mais simples e principais ações que evitam a infecção hospitalar.

 

01.12.2011

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (85 3101.5357 – 8828.7463)