VI Mestres do Mundo homenageia as manifestações natalinas a partir desta quinta-feira

1 de dezembro de 2011 - 13:28

Mostra de diversidades artísticas, promoção cultural e manutenção da identidade. Estes são os pilares de um dos principais eventos culturais do Estado do Ceará, o Encontro Mestres do Mundo. Em sua sexta edição, o evento acontece do dia 1º a 04 de dezembro no município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. O VI Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

 

Essa edição traz o tema “Autos de Natal” e ocorre no mesmo período da festa da padroeira  no município, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Durante os quatro dias, o evento acontece com uma programação variada, com oficinas, apresentações e palestras. Entre as atividades, o Seminário “Discutindo Políticas Publicas para o Patrimônio Cultural” convoca o diálogo sobre o tema em torno da valorização das expressões artísticas de origem africanas.

 

Para o secretário da Cultura do estado do Ceará, Francisco Pinheiro, a realização do Encontro é fundamental na agenda cultural cearense. “Os mestres do mundo representam a síntese da diversidade cultural brasileira, sendo obrigatórios no calendário do nosso Estado”, destaca Francisco Pinheiro.

 

Os mestres da cultura popular tradicional do Ceará e de outros estados brasileiros estarão reunidos para mostrar, discutir e trocar vivências entre si e o público geral. Eles trazem experiências nos segmentos de mãos (artesanato), corpo (dança), sabores (culinária e plantas medicinais), sons (música) e poesia. O Estado possui 58 Mestres da Cultura diplomados e reconhecidos pela Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício.

 

Serviço:
VI Encontro Mestres do Mundo
Data: De 1 a 4 de dezembro
Local: Limoeiro do Norte – Ceará
Gratuito

 

Mais informações: AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do VI Mestres do Mundo, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Mauro Costa (8879.8474) ou Diego Benevides (8878.1405)

 

01.12.2011

Coordenação de Comunicação da Secult

Sonara Capaverde (sonaracapaverde@gmail.com / 85 3101.6759 – 8878 8805)