Sindieventos conhece o Centro de Eventos do Ceará

5 de dezembro de 2011 - 15:12

Na manhã desta terça-feira (6),  a partir das 9 horas, o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, recebe grupo formado por cerca 60 associados e representantes do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos CE) para uma visita técnica ao Centro de Eventos do Ceará (CEC). O encontro tem como objetivo a apresentação das instalações físicas concluídas do equipamento aos representantes do sindicato. O CEC está com cerca de 91,09% das obras físicas executadas.

 

A construção do equipamento, cujo projeto arquitetônico foi inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense, foi iniciada em agosto de 2009 e está sendo realizada pelo consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A. Orçada em R$ 380.862.581,56 milhões (obras físicas, elevadores e escadas), a construção é uma demanda da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

 

Ao todo, são 176 mil m² de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.

 

Outra característica do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.

 

Por ser considerado o mais moderno da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, o empreendimento irá abrir novos caminhos para o desenvolvimento econômico do Ceará. Após concluído, o CEC será um polo para negócios que irão elevar a qualidade profissional dos serviços, além de receber visitantes em todos os períodos do ano, incrementando ainda mais a cadeia produtiva do turismo.

 

Quando estiver em pleno funcionamento, o novo centro de feiras deverá oferecer 400 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas empregadas direta e indiretamente, capacidade esta que poderá aumentar de acordo com o porte do evento.

 

Acessos

Complementar às obras do Centro de Eventos do Ceará, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e a melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras (túneis) subterrâneas de 9,5 metros de largura. Estes túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o centro de eventos e equipamentos vizinhos. Orçadas em R$ 94.662.962,62, a construção destes túneis já se encontra com cerca de 78,05% das obras executadas. Os serviços foram iniciados em novembro de 2010, e tem prazo de construção de 360 dias. As obras são realizadas, também, pelo consórcio Galvão Engenharia S/A e Construtora Andrade Mendonça S/A.

 

05.12.2011

 

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês Matos Walraven – 85 3101-4669 / 3101-4661 / 3101-4654

ascom.setur@setur.ce.gov.br

Twitter: @seturceara