Novo sistema de videomonitoramento agiliza atendimento às ocorrências

6 de dezembro de 2011 - 17:56

A possibilidade de interação entre a população e os operadores é a grande inovação do novo sistema de videomonitoramento inaugurado pelo governador Cid Gomes e pelo secretário  da Segurança e Defesa Social (SSPDS), Francisco Bezerra, nesta terça-feira (6). “Esse é um dos investimentos mais baratos que poderia ser feito na área de segurança pelos efeitos positivos que ele proporciona”, afirmou Cid. Foram R$ 6,5 milhões em investimentos na implantação das 86 câmeras espalhadas em locais definidos em Fortaleza.

 

As novas câmeras, implantadas em altos postes facilitando a visão à longa distância, multiplicam as possibilidades de atendimento a ocorrências. Através de um botão colocado no poste, a população pode se comunicar, através de áudio, de maneira mais fácil e rápida com os operadores na sala de videomonitoramento. Após o contato, os operadores enviam ao local da ocorrência o profissional de segurança necessário, assim como acontece na ligação para o 190.

 

monitoramento_int2Operacionalizada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a sala de monitoramento funcionará 24 horas nos sete dias da semana na Sede do Batalhão de Policiamento Comunitário (Bpcom). A sala é composta de 10 bancadas, onde as câmeras estão distribuídas por setores, já funcionando com o sistema utilizado pela Ciops. As imagens são exibidas em seis telas integradas de 46 polegadas, que permitem melhor visualização das imagens. Todas as imagens dos 86 pontos fixos e cinco móveis serão gravadas e arquivadas, podendo ser usadas na identificação posterior de indivíduos ou ação criminosa nos locais.

 

O videomonitoramento funcionará em conjunto com o Cinturão Digital do Ceará (CDC), inaugurado no último mês. Segundo o titular da SSPS, quando o sistema começou a ser pensado, ainda em 2009, já visava ser utilizado com o Cinturão em funcionamento. “Por isso, os primeiros pontos a receberem esse equipamento foram escolhidos com base nos locais em que o Cinturão já funciona, além de, claro, o fluxo de pessoas no local”, explicou o Governador.

 

monitoramento_int3Além das 86 câmeras já implantadas, mais cinco câmeras móveis fazem parte do novo sistema, e deverão ser utilizadas principalmente em eventos de grande porte com um alto número de pessoas circulando, como jogos e shows. “Ainda iremos licitar mais 100 câmeras em breve, e pretendemos também iniciar os processos para a implantação no interior do estado. Precisamos aprimorar equipamentos de segurança sempre, para driblar a atividade dos criminosos”, completou o Governador.

 

Estiveram contemplando a solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Joel Brasil; os deputados estaduais Carlomano Marques e Tim Gomes; o líder do Governo na Assembleia, Antônio Carlos; o comandante da Polícia Militar do Ceará, Cel. Werisleik Pontes Matias; o comandante da Polícia Civil, Luis Carlos Dantas, dentre outras autoridades.

 

06.12.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil(comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)