Palácio da Abolição abre série de concertos neste domingo (11)

8 de dezembro de 2011 - 14:46

O espírito natalino vai invadir o Palácio do Abolição com uma série de concertos a partir deste domingo (11). O cantor e compositor Ivan Lins faz o show de abertura, a partir das 19 horas, que promete congregar crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade em um momento mágico. A série de prossegue todas a noites, encerrando no próximo dia 23, com a chegada do Papai Noel. A decoração da sede do Governo do Estado completa o clima da festa mais esperada do ano. Todas as apresentações são gratuitas.

Na noite de abertura, Ivan Lins, acompanhado de sua banda, canta sucessos que marcaram seus 40 anos de carreira. “Depende de nós” (Hinos do Criança Esperança), “Madalena”, “Vitoriosa”, “Novo Tempo” e “Começar de Novo”, “Desesperar Jamais” e muitos outros sucessos vão garantir um show onde o público vai cantar e se emocionar do início ao fim.

Natal_InternaDurante as 12 noites, músicos, corais e orquestras encantarão o público com músicas natalinas. Se apresentam a Orquestra de Flautas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Aparecida Silvino e Banda, Coral da Sefaz, Coral das Águas da Cagece, Coral Fundação Raimundo Fagner, Coral Grito, Orquestra Caronlaine, Orquestra Christmas Band, Orquestra e Coral Porta Voz, Orquestra Filarmônica do Ceará e Coral, Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, Orquestra jovem de Fortaleza, Orquestra Sanfônica de Fortaleza e o encantador balé da Edisca.

Natal_Interna3

 

Ivan Lins:

Ivan Lins é músico completo, grande compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, pelas inúmeras gravações de sua obra pelo mundo, por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados e ao mesmo tempo fáceis de gostar. É o artista brasileiro vivo mais gravado no exterior. Teve inúmeros sucessos como cantor e como compositor como é o caso de “Abre Alas”,

“Somos Todos Iguais Essa Noite”, “Começar de Novo”, gravada por Simone e tocada como tema de abertura do famoso seriado “Malu Mulher”. Ivan Lins lançou inúmeros discos, muitos deles de grande repercussão.  Em 2010 lançou o CD Perfil pela Som Livre, com alguns de seus maiores sucessos, e o CD Íntimo (Intimate), com produção de Ruud Jacobs e Rob van Weelde, gravado na Holanda, com participações internacionais. 

 

Aparecida Silvino e Banda:

Cantora, compositora, pianista, regente, arranjadora e preparadora vocal. Conhecida e com público cativo no Ceará, ela tem sido requisitada a abrir shows para grandes nomes da nossa música, tendo se apresentado ao lado de Fagner, Nana Caymmi, Suely Costa e Belchior. Aparecida se prepara seu quinto cd: “Sinal de Cais”, totalmente autoral, diferente de seu primeiro trabalho em vinil “Vidro&Aço” e seu primeiro Cd “Presente”.

 

Coral da Sefaz:

O Coral da SEFAZ foi criado em março de 1993, dentro da programação das festividades do Centenário da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Tem como regente Aparecida Silvino, violonista acompanhador – Eduardo Holanda, pianista acompanhador – Marcos Vinnie, percurscionista – Rodrigo BZ. No ano de 2011 tem como arranjadores Pablo Trindade E Davi Silvino e trabalha com arranjos exclusivos.

 

Coral das Águas da Cagece:

O Coral das Águas da Cagece foi criado em outubro de 1992 com o objetivo de incentivar a cultura e a educação dentro do ambiente de trabalho e colocar estes conceitos ao alcance da população através de suas apresentações. O repertório destaca a cultura brasileira e apresenta releituras de músicas já conhecidas do público como Súplica Cearense, Asa Branca, Flor de Mamulengo, entre outros clássicos. Também chama a atenção, as músicas compostas pelos próprios funcionários da Companhia. Desde sua criação, o Coral já gravou dois Cds.

 

Coral Fundação Raimundo Fagner:

Formado por crianças e adolescentes da Fundação Raimundo Fagner, o Coral faz parte do do “Projeto Aprendendo com Arte” – uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas (Flauta, Violão, Percussão e Canto Coral, Literatura, Informática, Capoeira e História da Arte).

 

Coral Grito:

O Coral Grito foi o vencedor do concurso de corais 2011 do TV Xuxa  e faz parte da Cia Grito Produções, especializada em espetáculos musicais.  Com coreografias bem elaboradas, os doze integrantes dançam, atuam e cantam sob a regência da maestrina Débora Machado. As músicas do repertório são conhecidas mas o arranjo é totalmente original. O Coral Grito é um dos poucos corais performáticos do Brasil.

 

Coral Caronlaine:

Grupo de vozes selecionadas criado e regido pelo maestro Cícero Alves, o Coronlaine possui várias formações – de oito a quarenta cantores. Todos os seus cantores têm experiência de pelo menos 10 anos com o canto coral regido pelo maestro. O Coral se apresenta com arranjos próprios e utiliza as linguagens da dança e do teatro em alguns de seus shows. Atuante no cenário musical da Bahia, o grupo já realizou shows e concertos pelo Brasil e Estados Unidos.

 

Orquestra Christmas Band:

Esta banda surgiu em 2005 pelo seu diretor musical Maestro Poty. A Christmas Band possui hoje um vasto repertório com interpretações bastantes populares dos maiores clássicos de Natal em adaptações para os diferentes ritmos atuais. Balada, Fox-trots, Salsa, Xote, Marchas, Traditional Jazz, Bossa Nova são alguns dos ritmos executados pela Banda, que utiliza instrumentação moderna e um vigoroso naipe de metais, dando um grande “swing” em suas apresentações, fazendo um Natal Show inesquecível e contagiante.

 

Orquestra e Coral Porta Voz:

Criada em 1986, a Orquestra Porta Voz vem realizando grandes concertos e grandes eventos em todo o Ceará. É considerada a principal atração de repertório Natalino do Estado. Apresenta músicas bem diversificadas com interpretações do Clássico ao Popular, indo de Haleluia de Handel ao Pastoril Cearense, sempre com arranjos e interpretações que envolvem e agradam ao grande público.

 

Orquestra Filarmônica do Ceará e Coral:

Fundada em 22 de maio de 1998 pelo Maestro Gladson Carvalho, discípulo e amigo do grande maestro cearense Eleazar de Carvalho, a Orquestra Filarmônica do Ceará surge com o objetivo de descobrir e reunir em torno de ousado e necessário projeto artístico-cultural os melhores músicos em atuação no Estado. A Orquestra nasce, enfim, para materializar o grande sonho dos cearenses: poder contar com uma Orquestra Sinfônica ou Filarmônica em nosso Estado.

 

Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra:

Fundada em 2009 pelo músico Hélio Júnior a partir do Projeto Vamos Fazer Arte, A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra do município de Croatá, localizado na serra da Ibiapaba a 350Km de Fortaleza, é composta por 40 Crianças e adolescentes com  faixa etária de 9 à 21 anos, todos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino. Com um repertório bem eclético com músicas clássicas e populares, a Orquestra tem encantado a todos por onde passa se destacando no senário da música instrumental como uma das melhores do estado.

 

Orquestra jovem de Fortaleza:

A Orquestra Jovem de Fortaleza é uma organização social que busca levar aos Jovens uma formação moral, cultural e cristã, preparando-os para uma integração justa e fraternana sociedade e no mundo. A orquestra é regida pelo maestro Ricardo Willian é formada por jovens e crianças a partir da nove anos de idade.

 

Orquestra Sanfônica de Fortaleza

A Orquestra Sanfônica de Fortaleza foi oficialmente lançada em pleno Reveillon 2011 no Aterro da Praia de Iracema. Ela é uma idéia amadurecida já há um ano pela Associação Cearense do Forró e reserva as tardes de terça-feira para ensaiar no Kukukaya e manter a qualidade nos acordes. São ao todo 12 sanfoneiros, dentre eles grandes nomes como  Vaninho do Acordeon, Zé de Manu e Zé do Norte. Além deles, a Orquestra ainda conta com a presença do baixista Nelio Costa e do baterista Luizinho Duarte.

 

08.12.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)