Ceará é destaque em investimentos públicos no Brasil

9 de dezembro de 2011

“O Ceará é a 14º economia do País e o oitavo estado em população. Porém é o quarto estado em investimentos públicos, superando mesmo estados com recursos bem mais pungentes. Conseguimos reduzir tributos, melhoramos a arrecadação em números superiores à inflação. Ao final deste ano devemos ser o terceiro estado em investimentos”. O breve apanhado foi citado pelo Governador Cid Gomes durante a abertura do V Encontro Estadual de Controle Interno, iniciado nesta sexta-feira (09), no Palácio Abolição. Segundo ele, esse números também são resultados do esforço do trabalho dos órgãos de Controle no Ceará – Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ).

 

Na ocasião, o Governador ressaltou a importância da assinatura de termos cooperação técnicas celebrados entre o Governo do Estado, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), com  o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e com o Tribunal de Contas dos Municípios, com o objetivo de melhorar a aplicação dos recursos públicos. “Essa soma de esforços não tem objetivo maior que o zelo pelo investimentos públicos”, ressaltou o Governador.

 

Durante a abertura, o Controlador Geral do Estado, João Alves de Melo, aproveitou para destacar o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão, onde destacou o recebimento da certificação ISO 9001. A CGE é o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas – auditoria, acompanhamento da gestão, ouvidoria, ações estratégicas, assessoramento e suporte administrativo. “Em março de 2012 vamos implantar o Portal da Transparência ajustado. Somos o único estado a realizar conferências sobre transparência em todos os municípios e o primeiro estado a criar o Conselho Estadual de Transparência e Controle Social. Com isso vamos ser de novo referência no cenário nacional”, comemorou o gestor.

 

Presente na solenidade, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, ressaltou o esforço do Executivo Estadual, através da CGE, em aplicar “medidas preventivas e educativas no controle interno ao invés de medidas punitivas”, disse. “Isso demonstra que o Ceará está há alguns passos a frente. O Tribunal comemora fazer parte desse esforço”, finalizou Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

 

Prestigiou o evento o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro Filho, também palestrante do Encontro. Também estavam presentes o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora; e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, e o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Sérgio Aguiar.

 

V Encontro Estadual de Controle Interno

 

Com o tema “O Controle Interno Preventivo e a Qualidade da Gestão”, o encontro prossegue durante todo o dia com discussões de temas voltados para o aperfeiçoamento e modernização dos controles na administração pública.  Também fazem parte da programação do V EECI palestras com temas que tratam sobre assuntos relativos à melhoria e à modernização dos controles, voltadas para dirigentes dos órgãos e entidades estaduais; dirigentes dos órgãos de controle interno e externo da União, estados e municípios; e membros do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Internos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios das Capitais (Conaci).

 

09.12.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)