Curso Introdutório em Saúde da Família começa nesta segunda-feira (12)

12 de dezembro de 2011 - 12:26

Para atender às necessidades da nova Política Nacional de Atenção Básica e da complexidade das responsabilidades advindas, a Secretaria da Saúde do  Ceará (Sesa) propôs a retomada do Curso Introdutório em Saúde da Família, agora destinado aos coordenadores regionais e municipais da Atenção Básica. O curso, até então dirigido aos profissionais da Estratégia Saúde da Família, ressurge com nova roupagem com o intuito de abordar o gerenciamento da Atenção Básica e todas as suas particularidades.

 

Este desafio foi abraçado pelo Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), que oferecerá a capacitação no período de 12 a 16 de dezembro, das 8 às 18 horas, na sede da Instituição. Ao abordar a Atenção Básica em quatro unidades – Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Gerenciamento da Atenção Básica, e Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Ações na Atenção Básica. O Curso Introdutório tem o objetivo de  contribuir no fortalecimento das ações de gerenciamento da Atenção Básica, a nível regional e municipal, para consolidar a Atenção Primária à Saúde como coordenadora do cuidado e ordenadora das redes.

 

 

Para a assessora técnica do Núcleo de Atenção Primária da Sesa e coordenadora do curso,  Carmem Cavalcante,“o País está vivenciando uma iniciativa ímpar para o fortalecimento da Atenção Básica, quando se registra um novo momento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou. “Com o lançamento da nova Política Nacional de Atenção Básica e, consequentemente, para quem atua na gestão representa uma responsabilidade imensa, o que justifica a necessidade de promovermos uma discussão mais aprofundada com os coordenadores regionais e municipais da Atenção Básica acerca de todos os processos desencadeados nesse ano. E o Curso Introdutório é nossa estratégia para concretizar esse momento”.

 

12.12.2011

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

Marcos Saudade / Jair Melo (ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1412 – 3101.1400)

Twitter: @espce