I Colóquio das Montanhas Famosas do Ceará acontece em Quixadá

13 de dezembro de 2011

O Governo do EStado, através da Secretaria das Cidades realiza, nesta terça-feira (13), no município de Quixadá, o I Colóquio das Montanhas Famosas do Ceará. A abertura será feita pelo secretário das Cidades, Camilo Santana. O objetivo é sensibilizar a população do município e demais participantes sobre o potencial dos monumentos naturais (Monólitos e Montanhas) para promover o desenvolvimento sustentável. O encontro acontece no Hotel Belas Artes, a partir das 9 horas.

 

Com o tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade das Montanhas Famosas do Estado do Ceará”, o evento vai reunir estudantes, pesquisadores, técnicos e gestores governamentais, lideranças comunitárias, representantes do terceiro setor (ONG’s, OSCIP’s, etc), além de empresários e a sociedade civil. Na pauta, a promoção e disseminação das discussões sobre o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade desses monumentos naturais.

 

No último mês de outubro o secretário das Cidades, Camilo Santana, apresentou nos Estados Unidos, as práticas desenvolvidas no Ceará para a preservação de montanhas durante a 3ª Conferência da Associação das Montanhas Famosas do Mundo (WFMA – sigla em inglês). De acordo com Camilo, além dos monólitos de Quixadá, integram a WFMA, o Geopark Araripe e as Serras da Ibiapaba e Guaramiranga. “ Com o ingresso dos quatro territórios na Associação, o Governo do Estado está desenvolvendo o Projeto Montanhas Famosas do Mundo – Territórios do Ceará: Araripe, Ibiapaba, Monólitos do Quixadá e Guaramiranga. Nossa meta é promover o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando sua paisagem e agregando valor aos diferentes produtos desses territórios”, explicou.

 

Também participam das discussões, a Secretária Geral para a América do Sul da WFMA, Mônica Amorim, o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte e o representantes do IFCE, Joselito Brilhante.      

 

Montanhas Famosas

 

A Associação Mundial das Montanhas Famosas foi fundada em outubro de 2009, em Lushan, na China. Ela é composta pelo Geopark Araripe, monólitos de Quixadá, Serra da Ibiapaba e Serra da Guaramiranga, no Ceará; Monte Lushan, na China; Monte Tai, na China; Monte Hood, nos Estados Unidos; Geopark Bergstasse Odenwald, na Alemanha; Nature Park Eisenwurzen, na Áustria; Monte Gambier, na Austrália; Chocolate Hills, nas Filipinas; Table Mountain, na África do Sul; Kilimanjaro, na Tanzânia; Association Montana, Montanha Gaina, na Romênia; e Montanha Covasna, também na Romênia.

 

12.12.2011

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Priscila Teixeira (comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462)