Novos laboratórios do Nutec serão inaugurados nesta sexta-feira (16)

15 de dezembro de 2011 - 18:03

Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), inaugura nesta sexta-feira (16), às 15 horas, três laboratórios na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). São eles: Laboratório de Referência em Biocombustíveis -com pesquisas pioneiras no Brasil; Laboratório de Inspeção Veicular- acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia – Inmetro e único a ter NBR-ISO 9001, e o Laboratório de Análise de Alimentos – Labcaju- que iniciou suas atividades com pesquisas com caju e se tornou referência em credibilidade na área de análise de alimentos.

O Laboratório de Referencia em Biocombustíveis – Larbio – será inaugurado com uma homenagem ao “Pai do Biodiesel no Brasil” Professor Expedito de Sá Parente (1940-2011), engenheiro químico, ex-colaborador do Nutec. O laboratório passa por processo de acreditação pelo Inmetro, através do projeto Confiabilidade em Ensaios Laboratoriais de Biocombustíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), no qual apenas 32 laboratórios no Brasil participam do projeto. O Larbio presta serviço ao público em geral, através da análise de óleos vegetais. Por exemplo, uma empresa que trabalha com margarina faz o controle do óleo utilizado no seu produto no Nutec.

Na área de pesquisa, o Laboratório de Referência em Biocombustíveis destaca-se com o projeto de cunho social no qual o lixo se torna fonte de renda e ajuda o meio ambiente. O “Biopeixe”  visa a produção de biocombustível a partir das vísceras dos peixes. Atualmente, após a limpeza dos animais para consumo, as vísceras são jogadas de forma inadequada próximas aos açudes de criação e, quando expostas ao meio ambiente, entram em decomposição, causando impacto ambiental). O Larbio- Nutec está desenvolvendo o equipamento para a extração desse óleo/matéria-prima para biodiesel, destacando-se como pioneiro no Brasil. E já existem interessados em adquirir o produto. Segundo o coordenador do Larbio, Jackson  Malveira, a Petrobras sinalizou o interesse na compra em reunião no Nutec. No equipamento, existem mais interessados: a Secretaria de Pesca o distribuiria nas comunidades de piscicultura.

Projetos inovadores como o “Biolubrificantes” visa criar um lubricante tanto para uso industrial como para uso automotivo a base de óleos vegetais regionais, isto é, que não seja a base de petróleo. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com a Universidade Tübingen da Alemanha e Universidade Federal do Ceará – UFC.

O Laboratório Inspeção Veicular, por sua vez, será oficialmente inaugurado após a acreditação pelo Inmetro e licenciamento pelo Denatran. A inspeção Veicular é o processo de avaliação mecânica e de emissões de poluentes de um veículo, visando verificar suas condições de segurança, para que seja permitida sua circulação em vias públicas.

O Laboratório do Nutec é o único a ter uma pista de testes específica para a Inspeção Veicular. Toda a inspeção é realizada por técnicos mecânicos e supervisionada por Engenheiros Mecânicos que são qualificados e habilitados. Os equipamentos utilizados na inspeção são calibrados em laboratórios rastreáveis a RBC – Rede Brasileira de Calibração.

O Laboratório de Inspeção Veicular do Nutec é ligado a uma unidade de gestão de certificados que possui um sistema de captura de imagem do serviço, enviando os resultados, em tempo real, ao Departamento Nacional de Transito – Denatran.

O Laboratório de Análise de Alimentos (Labcaju), disponibiliza para o setor alimentício serviços tecnológicos, tais como: ensaios analíticos, consultorias, capacitação e transferência de tecnologias. O Labcaju iniciou suas atividades com análises de produto relacionado ao caju e hoje possui equipamentos de última geração na atuação do controle, composição e segurança de alimentos de um modo geral.

 

15.12.2011

Assessoria de Comunicação do Nutec

Arinne Oliveira (arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br / 85 31016925)