Ciclovia da Avenida Washington Soares (CE-040) recebe pavimentação

20 de dezembro de 2011 - 20:21

Os ciclistas que diariamente utilizam a avenida Washington Soares (CE-040) seguindo para o trabalho ou em atividades de lazer terão mais segurança nesse trajeto a partir de agora. Em atendimento à uma antiga demanda dos ciclistas, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), está realizando o asfaltamento dessa pista exclusiva para os ciclistas. Mais de três dos nove quilômetros da ciclovia compreendida entre a Avenida Almirante Maximiniano da Fonseca, nas proximidades do Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro de Edson Queiroz, até próximo ao Centro das Tapioqueiras, no início da avenida, em Messejana já estão concluídos. Os trabalhos alcançam as imediações do  Shopping Via Sul e as obras devem ser concluídas já no próximo mês de janeiro.

 

Osci Pinheiro, engenheiro e gerente do 1.º Distrito Operacional (sediado em Maranguape) do DER, explicou que os serviços de pavimentação darão melhores condições de trafegabilidade aos centenas de ciclistas que utilizam o equipamento diariamente no trajeto para o trabalho durante a semana ou, mesmo a passeio, nos finais de semana. “A nova pavimentação vai proporcionar mais segurança mediante a eliminação de obstáculos como depressões na pista e, ainda, a redução do desgastes de pneus e aros das bicicletas”, destacou o gerente.

 

O trecho atual é feito em placas de cimento, mas está sendo trocado por um pavimento asfáltico uniforme do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBTU), mais macio. O serviço avança cerca de 500 metros por dia, devendo estar concluído em meados de janeiro do próximo ano. O Governo do Estado, mediante o DER, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), está investindo cerca de R$ 300 mil nos serviços.  A Construtora Samaria executa os trabalhos.

 

Saiba mais:

– Fortaleza tem cerca de 150 mil bicicletas, segundo estimativas do município

– O trecho anterior da ciclovia, que vai do viaduto da av. Washington Soares até as imediações do Fórum Clóvis Beviláqua, está interditado por conta das obras dos túneis de acesso ao Centro de Eventos do Ceará  (CEC).

 

20.12.2011

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra

Marcos Cavalcante/Luiz Guedes (85 3216.3764 – 8898.4318)