Programa Água para Todos é lançado em Tauá

20 de dezembro de 2011 - 22:34

O governador Cid Gomes e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, lançaram nesta terça-feira (20), em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, o Programa Água para Todos, do Governo Federal. Como parte do Programa, serão instaladas no município 2.228 cisternas de polietileno, beneficiando famílias de comunidades rurais de Tauá. Segundo explicou o Governador, essa nova modalidade de cisternas vai garantir que as famílias tenham acesso a água de mais qualidade. “Tauá vai ser pioneiro na implantação desse tipo de cisternas, que já vem pronta, e por ser, de um material que a água não reage, vai permitir mais qualidade”, destacou. Ainda segundo Cid Gomes, o objetivo do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado é que até 2014 “todas as residências cearenses tenham pelo menos uma fonte de água”, completou.

 

Na ocasião do lançamento, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre os dois Governos, que visa universalizar o acesso e o uso da água no Ceará. “O Governo Federal quer acelerar a chegada da água para quem sofre com a falta dela. Essas cisternas, assim como a implantação de kits de irrigação, beneficiará famílias de todo  o Nordeste”, ressaltou o Ministro.

 

Também foi lançado nesta terça-feira o Programa Rota do Codeiro, que vai identificar e capacitar produtores rurais. Além disso, será implantado no
município um núcleo de inovação tecnológica em ovinocultura e um núcleo de melhoramento genético de ovinos. A ação faz parte do Programa do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).”Essa é uma iniciativa muito importante por fazer a inclusão produtiva. Isso significa emprego e renda para que pequenos produtores possam trabalhara naquilo que eles sabem fazer”, ressaltou o Ministro.

 

Presente na solenidade, o vice-governador do Estado, Domingos Filho, ressaltou a importância dessas ações para o município. “Hoje é uma dia marcante para todo o Ceará, especialmente para esse município”, destacou Domingos Filho.

 

Cid Gomes finalizou a solenidade anunciando o investimento de R$ 1,3 milhão em obras de melhorias do sistema de abastecimento da sede do município. A ação atende à demanda da população que estava sofrendo com a falta de água. “Isso também é parte de um esforço para todos os cearenses tenham água em casa”, finalizou o Governador.

 

Programa Água para Todos

int2O Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi criado pelo Governo Federal com a meta de garantir a universalização do acesso e uso da água por moradores da zona rural dos nove Estados nordestinos, onde vivem 5 milhões das pessoas em pobreza extrema. Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, até 2014 serão construídas 750 mil cisternas e seis mil sistemas simplificados de abastecimento para o consumo humano. O valor do investimento total do programa chega a R$ 750 milh?es.

 

Estavam presente no evento os secretários estaduais Nelson Martins (SDA) e César Pinheiro (SRH), o deputado federal Domingos Neto; o prefeito de Tauá, Odilon Aguiar, a secretaria do Turismo de Fortaleza, Patricia Aguiar, e prefeitos da Região.

 

20.12.2011

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)