Transplantados pulmonares comemoram o Natal com equipe do Hospital de Messejana

22 de dezembro de 2011 - 13:58

Pacientes com doenças respiratórias graves, dependentes de oxigênio para respirar, que antes não tinham alternativa de tratamento e sofriam com a certeza de uma expectativa de vida a curta. A única saída era o transplante pulmonar. Mas a esperança para conseguir um novo pulmão era quase zero, já que precisariam viajar à São Paulo, Rio Grande do Sul ou Minas Gerais para tentar a cirurgia.

 

Muitos pacientes das regiões Norte e Nordeste do país com este perfil não tiveram a chance de voltar a respirar naturalmente e viver uma vida normal, até que a situação foi revertida quando no Ceará, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes iniciou, em junho deste ano, o Programa de Transplante de Pulmão, coordenado pelo cirurgião torácico Antero Gomes Neto.

 

O trabalho da equipe já soma várias vitórias. Foram quatro transplantes bem sucedidos que devolveram nova vida a pacientes que hoje têm qualidade e maior expectativa de vida. “Temos muito que comemorar já que esse tipo de transplante é um dos mais delicados por conta do alto índice de complicações e mortalidade”, disse Antero Gomes Neto. O cirurgião explicou ainda, que outro fator é a dificuldade em preservar o órgão, que após a morte encefálica tem baixo índice de aproveitamento, decorrente da alta exposição ao meio externo, tornando-o susceptível a infecções e outros problemas que causam danos ao órgão, inviabilizando o transplante.

 

 

Segundo o coordenador do serviço, os bons resultados conquistados pela equipe do Hospital de Messejana devem-se a alguns fatores, entre eles, a qualidade, competência e dedicação da equipe médica e multidisciplinar e ao Hospital, que oferece as condições matérias necessárias para o sucesso do procedimento de alta complexidade.

 

 

Atualmente, oito pessoas estão sendo avaliados para entrar na lista de espera pelo transplante. Entre eles, pacientes dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Para o ano de 2012, Antero Gomes Neto revelou que a equipe continuará trabalhando com a mesma dedicação e empenho, no sentido de fortalecer e consolidar o Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana.

 

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

 

O Hospital de Messejana é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco e pulmonar.  A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.

 

22.12.2011

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (stella@hm.ce.gov.br / 85 3101.4092 – 9998.7464)