Centro do Crato é requalificado pelo Governo do Estado

23 de dezembro de 2011 - 14:23

A população do Crato, município da Região do Cariri, recebeu, na noute desta quinta-feira (22), o governador Cid Gomes que, após ser homenageado com o título de Cidadão Cratense, no Teatro Municipal Salviano Arraes, entregou as obras de requalificação das praças Juarez Távora e Siqueira Campos. Cid aproveitou a oportunidade para inaugurar as obras de urbanização de um trecho de 400 metros da Rua João Pessoa, que liga as duas praças recém-inauguradas.

 

“Me sinto muito honrado, muito dignificado com o tratamento que o Cariri sempre me deu. Toda essa região sempre me acolheu com muita esperança e confiança”. Assim se pronunciou Cid Gomes, referindo-se ao título de mais novo cidadão cratense, que recebeu das mãos do presidente da Câmara, Florisval Sobreira Coriolano.

 

Segundo o Governador, o objetivo maior da requalificação das praças é resgatar o gosto da população pelo bom uso dos espaços públicos.  Já para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, a inauguração das obras toma outras proporções. “O alcance dessa obra é extraordinário, pois além de requalificar o Centro da nossa cidade, trará mais a população para as praças, acarretando num aquecimento do comércio local”, disse. Samuel ainda citou a preocupação do projeto em beneficiar os portadores de deficiência. “Esse cuidado pode ser percebido na disposição das esquinas, que respeitam o acesso das cadeiras de roda, com rebaixamentos constantes do nível da calçada”, comentou.

 

Praa_DentroPara a requalificação das praças do centro do Crato, que incluem também a Praça da Sé e a Praça Alexandre Arraes, foram investidos cerca de R$ 5 milhões, com participação do Governo do Estado (70%) e Banco Mundial (30%). As obras incluem serviços de sinalização/iluminação, piso, colocação de bancos, telefones públicos, paisagismo e lixeiras, além de drenagem e pavimentação das ruas. A reforma das praças Alexandre Arraes e Praça da Sé têm início previsto para janeiro de 2012.

 

Na ocasião da inauguração, Cid Gomes assinou a ordem de serviço que autoriza a pavimentação da avenida Fábio Pinheiro Esmeraldo, que dá acesso à Universidade Federal. Uma comitiva formada pelo prefeito e primeira-dama, Samuel e Mônica Araripe, Camilo Santana, secretário das Cidades, pelos deputados federais, Antônio Balhmann e Manoel Salviano, pelo deputado estadual Sineval Roque e pelo superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, dentre outras personalidades, percorreu as recém-inauguradas praças e a Rua João Pessoa. “A cidade está de parabéns, pois essas obras são um resgate à história desse povo”, disse Cid Gomes.

 

23.12.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)