473 homens do BPTur patrulham todo o litoral cearense na “Operação Alta Estação”

29 de dezembro de 2011 - 13:18

Os 473 homens do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) vão atuar ao longo dos 573 quilômetros da costa litorânea cearense, desde a praia de Bitupitá em Barroquinha até praia de Ibicuitaba, em Icapuí, além dos principais corredores turísticos do litoral. De acordo com o comandante do BPTur, Ten-Cel. PM John Roosevelt Rogério de Alencar, essa é uma das ações determinadas pelo Secretário de Segurança e Defesa Social, Francisco Bezerra e que faz parte da “Operação Alta Estação”, iniciada no dia 2 de dezembro de 2011 e que segue até o dia 8 de março de 2012.

 

Além do efetivo do BPtur, Policiais Militares do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) dão apoio na operação. Também são empregados no policiamento no litoral, os patinetes elétricos (segways) e 50 viaturas 4×4.  Entre as ações empregadas pelo BPTur estão os guardiões da areia, policiais militares trajando bermuda e tênis que atuarão na faixa de areia, para dar mais segurança também aos banhistas que normalmente vão a praia e querem ficar mais próximos do mar.

 

O Comandante do BPtur, lembra também que, apesar do reforço no policiamento, os cuidados com a própria segurança são fundamentais. “O cidadão não pode esquecer de que ele também é responsável pela segurança pública. E ele pode nos ajudar, sendo discreto na condução de objetos de valor, haja vista que o uso de joias, relógios, correntes de ouro, costuma atrair a atenção de delinquentes, pois, como em toda grande metrópole, você deve evitar certos riscos”, afirma.

 

O comandante recomenda, ainda, alguns cuidados que o cidadão pode ter como:

– não manusear grandes quantias de dinheiro, preferindo o uso de cartões de crédito;

– não deixar seus pertences sem vigilância;

– não fornecer informações pessoais para qualquer pessoa;

– não circular por ruas ou praças desertas ou mal iluminadas;

– carregar filmadora, máquina fotográfica ou celular de maneira discreta;

– pedir informações à recepção do hotel antes de sair, que o ajudará com boas dicas de passeio e restaurante, bem localizados e seguros;

– evitar ingerir bebidas alcoólicas, acompanhado de pessoas estranhas, a fim de não “cair no conto do boa noite de cinderela”.

 

28.12.2011

 

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Henrique Silvestre/ Leonardo Heffer – 3101.6519