Semace realiza últimas blitze de 2011 do programa Fumaça negra em Fortaleza

29 de dezembro de 2011 - 18:58

O programa Fumaça Negra, da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), realizou as últimas blitze do ano no município de Fortaleza. As ações ocorreram no período de 27 a 29 deste mês nos bairros João Arruda, Mucuripe e Messejana, respectivamente. Ao todo, dos 272 veículos abordados, 11 foram autuados por apresentarem emissão de fumaça superior a 60% de preto de acordo com a Escala de Ringelmann Reduzido. A maior incidência de multas (seis) foi na avenida Vicente Castro – Mucuripe.

 

As blitze são realizadas por membros da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) e Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace. O objetivo é efetuar o controle da emissão de fumaça negra pelos veículos automotores do ciclo diesel que circulam no Estado, através de blitzes semanais nos principais corredores de tráfego. As fiscalizações são feitas em transportes alternativos (topics), caminhões, ônibus intermunicipais e veículos particulares.

 

Na capital, as atividades contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (ACM) nos três dias.

 

Escala de Ringelmann e procedimentos

É um painel branco, constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total, medindo aproximadamente 0,80m x 0,80m que é posto por trás do cano de escape do veículo, o qual é acelerado conforme orientação do técnico fiscal. A leitura é feita com a escala a uma distância de 30m da fonte de emissão. Os veículos que apresentam densidade colorimétrica de 20 a 40% (Padrões nº 1 e 2) são liberados para o tráfego depois de receberem, no pára-brisa o adesivo VISTORIADO.

 

Aqueles que apresentam densidade colorimétrica maior ou igual a 60% (Padrão nº 3), recebem Auto de Infração e devem apresentar o veículo a Semace devidamente regulado no prazo de 15 dias para nova vistoria. O proprietário que apresentar o veículo infrator à autarquia no prazo de 15 dias devidamente regulado para uma segunda medição do índice de fumaça, tem a multa reduzida em 50% do seu valor. As multas variam de R$ 1.174 a R$ 4.696.

 

29.12.2011

 

Assessoria de Comunicação da Semace

Luanna Patrícia

Twitter: @semace

Facebook: semace.gov