Novo horário facilita acesso ao Posto Avançado de Registro Civil do HGCC

3 de janeiro de 2012 - 13:51

O posto avançado de registro civil do Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, está com novo horário de funcionamento, de 10 horas ao meio-dia. Nesse período, os pais e familiares podem registrar o filho no próprio hospital, antes mesmo da alta hospitalar. “Essa ação garante que os bebês nascidos no HGCC tenham acesso fácil e rápido ao serviço”, destaca o diretor geral Valdy Ferreira de Menezes.

 

De acordo com Sara Frota Marcelo, coordenadora do Centro de Assistência Social, setor responsável pelos registros, a mudança ocorreu porque a procura para registrar era maior pela manhã, além de ser o momento das altas hospitalares. “Muitos pais preferem registrar no momento da alta, quando estão indo para casa”, ressalta Sara Marcelo.

 

O trabalho de registro civil é realizado pelo HGCC em parceria com quatro cartórios de Fortaleza, desde 2008. O César Cals é o primeiro hospital público do Ceará a possuir um posto de registro. De lá para cá, já foram realizados quase sete mil registros. Só em novembro desse ano, foram 209 bebês registrados, quase 100 a mais do que novembro de 2010.

 

Com essa ação, o HGCC ressalta seu compromisso com a vida, com o cuidado com a criança e o compromisso com a sociedade, destacando sua atuação como Hospital Amigo da Criança, título recebido em 1994. Atualmente, a média mensal de nascimentos é de 400 crianças. Por mês, são registradas quase 200 crianças. O posto funciona todos os dias da semana.

 

03.01.2012

 

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge – 85 3101 5357 | 85 8828 7463

ascom@hgcc.ce.gov.br