Auxiliares e técnicos em enfermagem se capacitam em curso da ESP-CE

10 de janeiro de 2012 - 14:32

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), inicia hoje o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal e do Neonato voltado para auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam em maternidades. Com carga horária de 186 horas, o curso prossegue até junho de 2012. O curso tem a finalidade de desenvolver padrões de prática baseados na evidência científica atualizada e contribuir na redução da mortalidade materna e neonatal como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no Ciclo Gravídico-Puerperal.

 

Ao todo, foram formadas quatro turmas, sendo duas em Fortaleza, uma em Icó e outra em Iguatu. Em Fortaleza, as atividades acontecem na Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE. A capacitação está inserida nas das ações do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal, tendo como público-alvo os auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva do Ceará.

 

Alto risco

 

De janeiro a junho deste ano, também acontece o Curso de Aperfeiçoamento na Prevenção de Agravos e Controle da Saúde do Neonato de Alto Risco, para auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam em UTI. São duas turmas, que estão sendo capacitadas em atividades realizadas nas segundas e quartas-feira na Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE. A capacitação pretende também contribuir na redução da mortalidade materna e neonatal como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no Ciclo Gravídico-Puerperal.

 

10.01.2012

Assessoria de Comunicação da ESP-CE

Jair Melo / Marcos Saudade (ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1412 – 8849.9895)

Twitter: twitter.com/espce