17 de janeiro: Expressões artísticas culturais marcam o Dia do Ceará

16 de janeiro de 2012

O Dia do Ceará, 17 de janeiro,  faz parte do calendário oficial de eventos do Estado.  A data comemorativa é referente ao dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco em 1799, tornando-o administrativamente independente. O valor simbólico do Dia do Ceará será comemorado pelo Governo do Estado com diversas manifestações culturais na cidade de Aquiraz , primeira capital do Estado, e em Fortaleza.

 

A Praça das Flores (Aquiraz) abrigará a salvaguarda dos valores cívicos da população com a  solenidade de  execução de hinos e hasteamento da bandeira do Estado. Já o Museu Sacro de São José de Ribamar, primeiro Museu de Arte Sacra do Ceará e um dos primeiros do Nordeste, abre suas portas à visitas guiadas e à exposição de artes plásticas  “No Ceará é Assim” de diversos artistas cearenses com a curadoria de Carlos Macedo.

 

Nas proximidades do Museu Sacro a população poderá apreciar a feira de artesanato e receber a revista  “Canto de Iracema” – Solar  – da Biblioteca Volante que agrega, à comemoração, a difusão da literatura cearense.

 

O Dia do Ceará, segue em sua programação, expressando as manifestações artísticas culturais do estado, na Praça da Matriz, com a  exibição dos filmes ” O Auto da Camisinha” de Clébio Viriato e “Nego Chico” de Nilo Uchoa. Conjugando com as expressões culturais, a Igreja Matriz São José de Ribamar, acolhe a população para a celebração de missa solene.

 

Em seguida, o cortejo do Maracatu Nação Fortaleza conduz a população em ritmos e cores abrindo espaço à apresentação de artistas cearenses. O Ceará se transfigura na melodia de Marivalda Kariri, Messsias Holanda, Eugênio Leandro, Aparecida Silvino e Fábio Carneiro.

 

Para o secretário da Cultura, prof. Francisco Pinheiro, “o dia 17 de janeiro marca o surgimento do Ceará como entidade política autônoma, representando uma guinada política importante nas relações socioculturais e econômicas locais, além de possuir um valor simbólico para a identidade cearense”.

 

Os equipamentos culturais vinculados à Secretaria da Cultura do Estado também contam com uma programação especial voltada ao Dia do Ceará . Em Fortaleza, o TJA, Museu do Ceará, Sobrado, Museu da Imagem do Som celebram a data com atividades artísticas culturais gratuitas. 

 

Sobre o Dia do Ceará

 

O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.  A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

 

16.01.2012

Assessoria de Comunicação da Secult

Sonara Capaverde (imprensa@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)