Sistema de prova eletrônica eleva atendimento de candidatos a CNH

25 de janeiro de 2012 - 14:29

O sistema de prova teórica eletrônica, implantado na última semana pelo Detran, através da Diretoria de Habilitação, elevou de 360 para 450 o número de atendimentos dos candidatos a obter a primeira Carteira Nacional de  Habilitação (CNH).

 

Pelo sistema anterior, com prova em papel e a resposta escrita manualmente, os candidatos eram atendidos, em quatro turmas diárias,pela manhã e tarde. Agora os 450 candidatos têm atendimento em tempo corrido, das 8 horas às 15 horas, conforme o horário de acesso do público ao posto sede do Detran, no Bairro Maraponga, em Fortaleza.

 

Esse número pode subir para até 700 candidatos por dia, quase o dobro do atendimento anterior, se os Centros de Formação de  Condutores (CFCs, as antigas auto-escolas) orientarem os candidatos a comparecerem à sede do Detran, em horários alternados. A capacidade da sala onde os exames são realizados é de 89 pessoas, conforme o número de cabines com computador. Na primeira semana de funcionamento do sistema eletrônico, a maioria dos candidatos compareceu ao órgão antes das 8 horas. Para evitar o acúmulo de pessoas, é fundamental que as auto-escolas orientem os candidatos à CNH a comparecerem escalonadamente de 60 em 60 minutos. Dessa maneira, o tempo de espera na fila se torna muito menor e um maior número de pessoas poderia realizar o seu exame.

 

O novo sistema de realização de provas teóricas manteve o número de 40 questões do sistema anterior. Das 40 questões, 20 são sobre legislação de trânsito (inclusive oito sobre placas e sinalização); e as outras 20 questões são sobre os assuntos estudados nas 45  horas-aula nos CFCs: primeiros socorros, direção defensiva, noções  de mecânica, meio ambiente e cidadania.

 

Dos candidatos que realizam o exame, 60% são aprovados, enquanto os outros 40% podem ter outra oportunidade 15 depois, conforme  determina a legislação.

 

25.01.2012

 

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto Serpa (85) 3101.5813 e 3101.5819

paulo.ernesto@detran.ce.gov.br