Palestras tentam diminuir incidência de objetos arremessados contra os trens

31 de janeiro de 2012 - 13:05

Uma antiga e perigosa prática continua colocando em risco o patrimônio público em Fortaleza: o lançamento de objetos contra os trens que fazem a Linha Oeste. Entre janeiro de dezembro de 2011, os trens da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) foram alvos de 69 objetos arremessados ao longo da linha Fortaleza-Caucaia. Somente até o dia 26 de janeiro deste ano, foram arremessados oito objetos contra os trens. Sendo, a maioria deles, pedras.

 

Apesar de não atingir passageiros, que ficam protegidos por duas camadas de material resistente nas janelas, as pedras podem danificar os carros de transporte.

 

O arremesso de objetos contra os trens é considerado crime contra o patrimônio público e pode resultar, caso flagrado, em pena de seis meses a três anos de detenção e multa (art. 163 do Código Penal Brasileiro).

 

Palestra

 

Para combater a prática, o Metrofor realiza palestras educativas com estudantes, líderes comunitários e moradores de comunidades lindeiras para esclarecer os riscos que existem ao se jogar objetos contra os trens.

 

Nesta quarta-feira (01), às 14h, o Metrofor realiza palestra para estudantes do Álvaro Weyne. Os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Waldemar Falcão irão assistir a uma palestra sobre segurança no transporte ferroviário.

 

A escolha do bairro se justifica pela incidência de objetos lançados contra os trens. Dos 69 registros feitos em 2011, 14 deles foram no bairro. O ponto crítico é próximo a uma quadra de futebol no limite do bairro.

 

A palestra, promovida pelo Metrofor, também vai alertar os estudantes que moram próximos à linha férrea dos riscos de atravessar a via, de brincar próximos aos trilhos e de jogar lixo dentro da faixa de domínio. Além disso, fala também dos problemas gerados por atos de vandalismo dentro das estações e dos próprios trens.

 

A palestra será realizada pelo assessor e ouvidor do Metrofor, Fernando Mota, e deve reunir cerca de 30 estudantes que moram na região.

 

Serviço:
Palestra na escola EEFM Waldemar Falcão
End.: Vila Waldemar Falcão,19 – Álvaro Weyne
Ponto de referência: oficina de trens Metrofor
Data: 01 de fevereiro de 2012
Horário: 14h

 

Contato:
Fernando Mota – Metrofor: (85) 8898-4383
Sandra Lúcia ou Sílvia Helena – escola: (85) 3101- 2690

 

31.01.2012

Assessoria de Imprensa do Metrofor

Marcio Teles (marcio.teles@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7115)