Escolas indígenas serão inauguradas no município de Caucaia

1 de Fevereiro de 2012

Os índios Tapeba e Anacé, do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, passam a contar com mais duas novas unidades de ensino. Nestas quinta-feira (2) e sexta-feira (3), às 17 horas,  serão inauguradas as Escolas Indígenas  Marcelino Alves de Matos e Direito de Aprender do Povo Anacé. As solenidades terão a presença da secretária Izolda Cela. O investimento nas duas unidades foi de R$ 1,7 milhão, oriundos dos Governos Federal e Estadual.

 

Os  projetos arquitetônicos são adequados ao cotidiano dos povos indígenas do Ceará. Cada unidade tem capacidade para atender até 540 alunos num espaço que dispõe de quatro salas de aula, laboratório de informática, dependências administrativas e áreas específicas para a prática de danças tradicionais, como o Torém.

 

A Escola Marcelino Alves de Matos ocupará uma área construída de 854,24 metros quadrados, enquanto a Escola do Povo Anacé funcionará numa estrutura de  726 metros quadrados. O projeto foi elaborado pelo Departamento  de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que também fiscalizou a obra.

 

As escolas serão assumidas por professores das próprias comunidades, onde as aulas são ministradas pelos educadores que conhecem os costumes e as crenças locais. A iniciativa integra a atual política educacional do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), que tem como meta garantir educação aos povos indígenas, respeitando as especifidades da cultura e da história dos primeiros cearenses.

 

Com as duas unidades, o Ceará terá recebido 16 novas escolas nos últimos cinco anos. Além de garantir o atendimento a todas as etnias presentes no Ceará, o Governo Estadual assegura a autonomia pedagógica e financeira das escolas indígenas como unidades próprias e específicas do sistema estadual.

 

SERVIÇO: INAUGURAÇÃO

02/02 – 17 horas – Escola Indígena Marcelino Alves de Matos – BR 020 – KM 8 – Aldeia Sobradinho – Parque Potira – Caucaia (próximo ao posto Canindé)

03/02 – 17 horas – Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé – Avenida Luiz Paulino do Nascimento, s/n – Matões – Caucaia

 

01.02.2012

 

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante – 85 – 3101.3972

jacquelinec@seduc.ce.gov.br