Assistência à saúde no carnaval em debate nesta segunda (06)

3 de fevereiro de 2012 - 19:29

Nesta segunda-feira, 6, às 8h30min, a Secretaria da Saúde do Estado reúne secretários de saúde dos municípios com tradição de carnaval. A reunião será no auditório Waldir Arcoverde, na Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. O objetivo é discutir e preparar a rede de assistência aos pacientes no período do carnaval, que começa no dia 18, sábado, e vai até o próximo dia 21.

Os secretários municipais de saúde de 13 municípios apresentarão, durante a reunião, os planos de ação para garantir assistência durante o carnaval. Os diretores de hospitais polo, com atendimento a casos de média complexidade, também vão participar da reunião. Os diretores do Hospital de Messejana, Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Infantil Albert Sabin, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Fortaleza e Polo 1 do SAMU Ceará, que cobre 41 municípios, também apresentarão as escalas de plantão no feriadão de carnaval e planos de ação.

Rede ampliada

O carnaval deste ano é o primeiro a contar com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) já funcionando. É a que fica em Maranguape, na Região Metropolitana atendendo a população em casos de urgência e emergência desde o último 19 de dezembro.  O carnaval 2012 é também o primeiro com o SAMU Ceará ampliado, atendendo 41 municípios do litoral leste e oeste, Região Metropolitano e do Maciço de Baturité. Antes, o SAMU cobria 14 municípios e apenas do litoral leste.

03.02.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 8733.8213)