Especialização em Saúde do Trabalhador encerra-se nesta semana

6 de fevereiro de 2012 - 17:24

O I Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador encerra-se nesta semana, com a realização da Unidade III do Módulo V – Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.  A especialização é uma promoção da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).  Na Unidade III, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de fevereiro, serão debatidas as Técnicas e Instrumentos de Abordagem dos Agravos Relacionados ao Trabalho II.

 

O último momento capacitará os alunos de como utilizar técnicas e instrumentos para a abordagem dos principais agravos relacionados ao trabalho; de identificar meios e instrumentos de diagnóstico e tratamento dos agravos relacionados ao trabalho (Câncer Relacionado ao Trabalho, Intoxicações Exógenas Relacionadas ao Trabalho, Acidentes de Trabalho) e matriciamento. Entre os instrutores, está Doreland Ponte Lima, auditor fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará (SRTE/CE).

 

No encerramento da especialização, está agendada uma mesa redonda que contará com a presença de representantes do  Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nuast), da Atenção Básica, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estadual e municipal e da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGETS).

 

A finalidade da especialização é contribuir para a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede compõe ações de assistência ao trabalhador na atenção primária, secundária e terciária, bem como ações de vigilância da saúde do trabalhador. Do curso, participam profissionais do sistema de saúde inseridos no Cerest estadual e regional, na vigilância da saúde, Rede Sentinela e na atenção básica de saúde. A coordenação do curso é do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP-CE.

 

06.02.2012

Assessoria de Comunicação da ESP-CE

Jair Melo / Marcos Saudade (ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1412 – 8849.9895)

Twitter: twitter.com/espce