Semace intensifica emissão de laudos técnicos

6 de fevereiro de 2012 - 14:44

Os laboratórios da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), emitiram 1.390 laudos técnicos, durante o ano passado, envolvendo análises de amostras de efluentes, águas superficiais e subterrâneas, que implicam monitoramento e avaliação de qualidade. A emissão de laudos técnicos teve uma evolução constante e sólida nos três últimos anos: 1215 , 1367 e 1390, em 2009, 2010 e 2011, respectivamente.

 

Os laudos são utilizados para dar subsídios técnicos aos diversos setores da autarquia, atendendo desde denúncias recebidas pelo Disque Natureza (0800 2752233), particulares e instituições diversas, dando suporte para os processos de licenciamento da Gerência de Controle Ambiental (Gecon) e, também, para a ações da Diretoria de Fiscalização (Difis).

 

Os laboratórios efetuam desde análises de água para fins de potabilidade, irrigação, aquicultura, recursos hídricos (rios, lagoas, açudes, reservatórios e águas subterrâneas), efluentes domésticos e industriais, averiguando também se existem traços de metais pesados em amostras de água e efluentes, além de realizar análises bacteriológicas (coliformes termotolerantes) em água, para fins de avaliação de potabilidade e balneabilidade, bem como efluentes domésticos e industriais.

 

Semanalmente o site da Semace divulga o boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, sendo ainda são monitorados pontos localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no litoral do restante do Estado, com boletins emitidos todo mês.

 

Saiba mais

 

As análises das amostras de água e efluentes feitas pela superintendência seguem a metodologia descrita pelo Manual de Procedimentos Laboratoriais – Métodos Analíticos para Água e Ar Aplicados na Semace – Semace (2005), baseado nos parâmetros analíticos do Standard Methodes For The Examinaation of water and Wastwater – 20º Edition, que estabelece os padrões utilizados pelos laboratórios em todo o mundo.

 

06.02.2012

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8653.8337)

Twitter: @semace

Facebook: semace.gov