Theatro José de Alencar terá obras de acessibilidade

9 de fevereiro de 2012 - 19:30

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realizará nesta sexta-feira (10), às 11 horas, no Theatro José de Alencar, a assinatura da Ordem de Serviço que dará inicio as obras de acessibilidade, serviço e reparos do Theatro, com investimento previsto de R$ 338 mil. O projeto faz parte de um estudo realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, que desde 2008 iniciou um levantamento das condições de acessibilidade nos equipamentos culturais, à pedido do Gabinete da Primeira Dama do Estado. De acordo com o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, é objetivo do Estado ampliar o acesso à cultura em todas as suas instâncias, e “transpor as barreiras de acessibilidade é uma delas”, disse Pinheiro.

 

De acordo com o Secretário, o projeto prevê entre outras ações a construção de rampas de acesso, devidamente sinalizada, instalação de pavimento áspero dos dois lados da faixa de pedestre,  adaptação do balcão da bilheteria do teatro, com a criação de uma área rebaixada para atendimento às pessoas portadoras de  necessidades especiais.

 

Segundo as diretoras do TJA, Izabel Gurgel e Silêda Franklin,  hoje o Theatro não possui nenhuma reserva para cadeirante, para pessoas com baixa mobilidade, nem para pessoas obesas. “Os cadeirantes, quando vão assistir algum tipo de espetáculo ou atividade ficam na lateral da plateia, onde é difícil a visibilidade”, afirma. “Nossa intenção é reservar um total de 14 espaços, dos 767 lugares já existentes na plateia, para cadeirantes, 8 assentos para pessoas com mobilidade reduzida e 8 assentos para pessoas obesas, preferencialmente instalados ao lado de cadeiras removíveis e articuladas para permitir ampliação da área de uso por acompanhantes ou outros deficientes”, acrescenta a diretora.

 

09.02.2012

 

Coordenação de Comunicação da Secult

Sonara Capaverde – 85 3101.6759

sonara.capaverde@secult.ce.gov.br