Cid Gomes inaugura trecho Aquiraz – Beberibe (CE-040) nesta quinta-feira (16)

15 de fevereiro de 2012 - 14:58

Os moradores e os turistas que vão aproveitar o Carnaval nas praias do Litoral Leste já poderão trafegar por uma nova rodovia. O segundo trecho, que liga Aquiraz a Beberibe, será entregue nesta quinta-feira (16). A inauguração, que será iniciada às 18 horas com uma carreata, ocorrerá em três atos: concentração na entrada para a Praia do Iguape, descerramento de placa na entrada de Cascavel e descerramento de placa na entrada de Beberibe. O evento contará com a presença do governador Cid Gomes, e do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia.

 

Na CE-040, indo de Aquiraz (na altura da praia do Iguape) a Beberibe, os turistas encontrarão 44,5 quilômetros de extensão totalmente reformados e duplicados pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Executada em dois lotes – onde o primeiro vai da entrada do Iguape, no entrocamento da CE-453, até Cascavel, totalizando 28 quilômetros; e o segundo, que segue de Cascavel até a CE-352, em Beberibe, num total de 16,5 quilômetros –, a duplicação da CE-040 contou com a construção de uma ciclovia, além de melhorias na iluminação e paisagismo da via.

 

Nas duas etapas, foram investidos R$ 93.990.474,84. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo (Mtur), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Prodetur Nacional (Programa de Desenvolvimento do Turismo).

 

O Governo do Estado vai lançar um novo edital para a duplicação de mais um trecho da rodovia, indo de Beberibe até Aracati. O valor previsto para a licitação é de R$ 110 milhões (que deve ser reduzido devido às propostas das empresas interessadas), e será pago com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

A duplicação da CE-040 irá facilitar o acesso para importantes destinos turísticos da região, promovendo qualidade de vida e novas oportunidades de negócios tanto para visitantes, como também para moradores e veranistas. As obras foram realizadas pelas empreiteiras Empresa Industrial Técnica S.A – EIT (1º lote) e Construtora G&F Ltda (2º lote).

 

Serviço

 

Inauguração da CE-040 (trecho Aquiraz/Cascavel/Beberibe)
Local: concentração na entrada do Iguape (onde será iniciada a carreata)
Data: 16/02/2012
Hora: 18h

 

15.02.2012

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês / Mara Cibely ( ascom.setur@setur.ce.gov.br / 85 3101.4669 – 3101.4661)

Twitter: @seturceara