Porto do Pecém é líder na movimentação de produtos siderúrgicos

16 de Fevereiro de 2012

No primeiro mês de 2012 foram movimentadas 293 mil toneladas (t) pelo Porto do Pecém com variação positiva de 82% comparando-se com o mês de janeiro do ano passado, quando foram movimentadas 161 mil t. O Terminal Portuário do Pecém assumiu a liderança de importação de produtos siderúrgicos entre todos os portos brasileiros, além de confirmar a primeira colocação na exportação de frutas e calçados.

 

Na importação de produtos siderúrgicos, o Pecém ultrapassou os portos de São Francisco do Sul e Santos. Pelo Pecém foram movimentadas 66 mil toneladas, com participação de 23% entre todos os portos do país. Os portos de São Francisco do Sul (SC), com 21% e de Santos (SP), com 13% ficaram na segunda e terceira colocação.

 

A exportação de calçados também registrou significativo aumento em janeiro de 2012, com 2,3 mil t movimentadas, assegurando uma participação de 54% entre todos os portos brasileiros. Nesse item, o Pecém estava em primeiro lugar, porém empatado com o porto do Rio Grande e seguido pelos terminais de Santos, Suape (PE) e Mucuripe. A participação de todos os outros portos somou 46%, segundo os dados da Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

 

Na exportação de frutas o porto cearense contribuiu com uma participação de 58%, seguido pelos portos de Parnamirim (22%), Santos (10), Mucuripe (5) e Salvador, com 4%. As frutas que participaram com maior quantidade foram os melões, com 32 mil t, manga (2 mil t), castanha de caju (1,6 mil) t) , e bananas com 880 toneladas. 

 

As origens das frutas foram principalmente os estados do Ceará, que participou com 69%, e Rio Grande do Norte com 27%. Os principais destinos foram a Holanda, com 43%, Grã Bretanha (27), Espanha (9), Estados Unidos (4) e Itália e Alemanha, com 3% cada país.

 

Na importação de algodão os portos de Itajaí e Santos participaram com 21% cada um, Suape e Vitória com 18% e o porto cearense teve participação de 12%.

 

16.02.2012

 

Assessoria de Comunicação da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – 85 – 9983.2525)