“Ceará Faz Ciência” inicia período para inscrições de trabalhos

16 de fevereiro de 2012 - 14:13

Começou na última quarta-feira (15) o período para inscrições de trabalhos no projeto Ceará Faz Ciência. Coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a iniciativa vai popularizar a Ciência e a Tecnologia nas regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste, e identificar jovens talentosos, estimulando o interesse pela área. O projeto conta com o apoio do CNPq/MCTI, Seduc, Prefeitura de Sobral e Ibyte.

 

O período para a submissão dos projetos vai de 15/02/2012 a 30/03/2012, e acontecerá, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição, deverá ser entregue o projeto com, no máximo, duas páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

 

O Ceará Faz Ciência se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

 

“O Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento tanto para a interiorização da C&T, quanto para a melhoria do ensino e o despertar de vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira. Dessa forma, os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

 

As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano.

 

Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Para inscrições e mais informações sobre o projeto Ceará Faz Ciência:

http://eventos.sct.ce.gov.br | 85 3101-6466 | sct@sct.ce.gov.br

 

16.02.2012

Assessoria de Comunicação da Secitece

Simplícia Vianna – (85) 3101-6466/6469

plicia@sct.ce.gov.br

@Secitece