Funceme prevê Carnaval com chuva no Ceará

17 de fevereiro de 2012 - 18:20

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) lançou nesta sexta-feira (17)  a previsão do tempo para o Carnaval no Ceará. Segundo a instituição, deve ocorrer chuvas em todas as regiões do Estado, mas as precipitações mais significativas ficarão concentradas na faixa litorânea, nas regiões serranas (Ibiapaba e Maciço de Baturité), além do Cariri. Nas demais regiões, Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana, pode haver eventos isolados de chuva, sem maior intensidade.

 

Segundo a meteorologista Meiry Sakamoto, essas precipitações são provocadas pela recente aproximação da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema causador de chuvas no Ceará. “Este fenômeno está quase sobre o Estado e já causa instabilidade na atmosfera, que já estava com bastante umidade. Foi um combinado de fatores que fez chover desde a quinta-feira (16) e deve permanecer. Porém, vale ressaltar que a previsão lançada hoje é mais precisa para o sábado e o domingo de Carnaval. Quem quiser saber a previsão para segunda e terça-feira deve acompanhar as previsões diárias, já que a Funceme terá plantão meteorológico durante o feriado”, disse.

 

Para seguir as previsões diárias do tempo em todas as regiões do Ceará e saber quanto choveu em cada município, basta acessar o site www.funceme.br ou ligar para o plantão meteorológico (entre 8 horas e 12 horas) no (85) 3101-1117.

 

Chuva em 142 municípios

Das 7 horas da manhã da quinta-feira (15) às 7 horas desta sexta-feira (17), a Funceme contabilizou chuvas em 142 municípios cearenses. O maior registro aconteceu em Beberibe, com 120 milímetros. Na Capital, a precipitação foi de 33,6mm. As regiões onde mais choveu foram Ibiapaba, Litoral de Fortaleza e Cariri.

 

17.02.2012

 

Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto – (85) 3101.1102

comunicacao@funceme.br