AESP: Ciclo de conferências discute segurança pública

24 de Fevereiro de 2012

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em parceria com a Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa, iniciam na segunda-feira (27) o Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança. O Projeto, que promove palestras de renomados especialistas nas temáticas de formação policial, segurança pública, criminalidade, conflitos sociais, modelos de estatística criminal e violência, traz como convidado Amadeu Recasens i Brunet, ex-diretor da Escola de Polícia da Catalunha, Doutor em Direito e professor de Criminologia nas Universidades de Porto e Barcelona.

 

Às 10 horas, no auditório da AESP, Amadeu Recasens falará sobre “O Uso Diferenciado da Força” para alunos e visitantes da Academia. Às, 14h30min, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa, o pesquisador apresentará “O Modelo Espanhol de Polícia e Investigação Criminal”. Também compõem a mesa para debate César Barreira e Élcio Batista, diretor geral e secretário executivo da AESP, respectivamente.

 

Durante os 30 minutos que antecedem as palestras, os conferencistas estarão disponíveis para conceder entrevistas à imprensa. Após as palestras, gratuitas e abertas, o público poderá participar com perguntas aos palestrantes.

 

O Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança tem como objetivo criar um ambiente de reflexão sobre questões relativas à segurança pública, de modo que profissionais da área, estudiosos e a população trabalhem de maneira integrada na construção de uma agenda propositiva para a Segurança Pública cearense. Até dezembro serão 11 conferências com renomados especialistas, sendo uma realizada a cada mês.

 

Currículo dos palestrantes

 

Amadeu Recasens i Brunet: Doutor em Direito e professor da área nas Universidades de Porto e Barcelona. Ex-diretor da Escola de Polícia da Catalunha.

 

César Barreira: Doutor em Sociologia, Professor da Universidade Federal do Ceará, pesquisador 1A do CNPq, especialista em Segurança Pública e formação policial. Atualmente, é diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP/CE.

 

José Élcio Batista: Mestre em Sociologia, pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará – UFC e atual secretário executivo da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará.

 

Serviço:

 

Data: 27 de fevereiro

 

10 horas: Palestra “O Uso Diferenciado da Força” no auditório da AESP – Avenida Presidente Costa e Silva, 1251 – Mondubim

 

14h30min: Palestra “O Modelo Espanhol de Polícia e Investigação Criminal”, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa – Av. Desembargador Moreira, 2807, no bairro Dionísio Torres.

 

Outras informações:

 

Luciana Vasconcelos – Ascom da AESP: (85) 3484.1909 / 8879.7538

Luzia Rolim – Ascom do Inesp – Assembleia Legislativa: (85) 3277.3709 / 8141.2803

Andrea Fontenele – Ascom Assembleia Legislativa: (85) 32772504 / 96118950

 

24.02.2012

Assessoria de Imprensa da AESP

Luciana Vasconcelos (85 3484.1909 – 8879.7538)