Ceasa do Cariri atenderá 100 municípios e estados vizinhos

24 de fevereiro de 2012 - 13:05

“A comercialização é um ponto fundamental a ser pensado quando se tem uma região com grande potencial agrícola, como é o caso do Cariri”. Essas foram as palavras do governador Cid Gomes, ao destacar a importância da construção do Centro de Abastecimento do Ceará (Ceasa) do Cariri. O  pronunciamento do Governador aconteceu na noite desta quinta-feira (24), em Barbalha, durante a inauguração do novo equipamento construído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

 

Segundo Cid Gomes, o grande mérito da Ceasa Cariri, é poder proporcionar, principalmente aos pequenos produtores agrícolas, a possibilidade de negociar a sua produção, gerando renda para muitas famílias da região. Para a construção da Central de Abastecimento foram investidos cerca de R$ 11 milhões, dos quais, 42,7% do Governo Estadual, 45,7% do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 11,6% do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

IMG_8449No primeiro momento, a Ceasa Cariri atenderá a aproximadamente 33 municípios, com previsão futura de suprir a necessidade de 100 municípios da região e adjacências, inclusive dos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí e Paraíba. Isto se torna possível pela localização privilegiada da Central de Abastecimento.

 

Nelson Martins, secretário do Desenvolvimento Agrário, apontou uma projeção de que, inicialmente sejam comercializadas 80 mil toneladas/ano, beneficiando o agricultor familiar e os comerciantes do Pirajá. “É uma grande oportunidade de criação de emprego, cerca de 1000 diretos, além de organizar o processo de distribuição hortifrutigranjeiro”, disse.

 

Para o prefeito de Barbalha, Zé Leite, a Ceasa Cariri vem facilitar o escoamento da produção. “Nós sabemos do esforço dos nossos produtores rurais em distribuir a sua produção. Agora a realidade é outra. Todos terão chance e oportunidade de negociar os seus produtos”, afirmou.  O secretário das Cidades, Camilo Santana, vê no empreendimento, um celeiro de boas negociações e garantia de bons preços nas mercadorias, o que virá a impulsionar a economia local.

 

A Ceasa Cariri é composta de quatro galpões – dois para comerciantes permanentes e dois para produtores ou comerciantes não permanentes – construídos em uma área de 8.815 m². Nos galpões para comercialização permanente, cinquenta boxes com áreas entre 30m² e 120m² serão entregues aos comerciantes. Já nas áreas não permanentes, 342 módulos de 4,8m² estão prontos para receber os permissionários.

 

Participaram da solenidade de inauguração o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira; os deputados federais José Guimarães, Arnon Bezerra, Raimundão, Manoel Salviano; o deputado estadual Wellington Landim; o gerente geral da Ceasa Cariri, Leonardo Santana; o diretor presidente em exercício da Ceasa Ceará, Eduardo Aragão, e os prefeitos da região.

 

24.02.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)