População de Ibaretama recebe nova Unidade Básica de Saúde

24 de fevereiro de 2012 - 12:15

Com consultórios médico e odontológico, farmácia e sala de vacinação, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF ) do distrito Nova Vida, em Ibaretama, no Sertão Central, será inaugurada nesta sexta-feira (24). A nova unidade de saúde, com área de 211 metros quadrados, foi um investimento de R$178.660,00, oriundos do Governo do Estado. A inauguração do equipamento acontece às 11, com a presença do da saúde do Estado, Arruda Bastos.

 

Para a Prefeita do município, Eudênia Oliveira, a nova UBSF representa uma mudança total para mil famílias assistidas no antigo posto de saúde do Distrito. “Antes era uma casa antiga, alugada pela Prefeitura, funcionando em precárias condições. Agora temos uma nova e moderna estrutura, que permite um melhor atendimento à população”, destacou Eudênia.

 

Além de Ibaretama, mais sete municípios da Regional de Quixadá, têm Unidades Básicas de Saúde da Família, construídas pelo Estado, com base nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São: Banabuiú, Choró, Milhã, Quixerampobim, Senador Pompeu e Solonópole e Ibicuitinga. Antes da solenidade de inauguração, o secretário Arruda Bastos visita a UBSF de Ibicuitinga, que já está em funcionamento.

 

Méritos

 

No total, são 150 Unidades Básicas de Saúde da Família distribuídas em 150 municípios, um investimento global de R$26.779.000,00. As obras estão concluídas em 110 municípios. As 40 UBSFs restantes estão em fase de acabamento. Os municípios contemplados cumpriram critérios de atenção básica, como garantia de pelo menos quatro consultas às gestantes, cobertura de 70% do Programa Saúde da Família e ainda adesão aos consórcios públicos de saúde, uma estratégia de gestão compartilhada entre Estado e gestões municipais.

 

24.02.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)